TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Conciliação e Mediação

Por:   •  24/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade de Direito de Ipatinga

Relatório sobre palestra

Tema: Conciliação, Mediação e Cidadania.

Palestrante: Ana Lúcia 

Jaisson Felipe de Souza

Turma 703

Ipatinga, 05 de junho de 2019.

FACULDADE DE DIREITO DE IPATINGA

        No dia 03 de abril de 2019, quarta-feira, recebemos no auditório da FADIPA, a assistente social e supervisora do CEJUSC de Ipatinga/MG, Ana Lúcia Godinho, que ministrou palestra sobre a Conciliação, Mediação e Cidadania.

Alguns pontos importantes sobre tema fora abordados neste encontro, tais como; o que é Conciliação; o que fazem os conciliadores; técnicas da conciliação; Estágios da Conciliação; Requisitos do termo de acordo. A palestrante abordou também vivencias do seu cotidiano profissional.

Segundo a palestrante, o sucesso nas audiências de conciliação depende, quase sempre, da sensibilidade e de algumas técnicas. Um dos pontos mais importante é criar um ambiente agradável, onde as partes sintam-se bem para discutir o problema.

Ficou explicito durante o evento, que durante uma audiência deve-se estimular as partes ao diálogo, de modo que, a conversa não perca o foco (que é o acordo). Deve o conciliador durante a audiência, saber ouvir, pois as pessoas geralmente querem expressar suas queixas e lamentações, reconhecendo os problemas apresentados e buscar uma solução para o problema apresentado.

Tópicos Tratados

Os tópicos abaixo são uma síntese do que foi abordado por Ana Lúcia, durante a palestra sendo os slides apresentados.  

  • O que é a Conciliação

É uma forma de se buscar a resolução de conflitos através do diálogo construtivo, buscando soluções vantajosas para ambas as partes envolvidas. Exemplos de casos que se pode levar a Conciliação, pessoa que deve e não paga; alguém que cria animais soltos; pensão alimentícia; dentre outros.

  • Técnicas de Conciliação

  1. Identificação do problema: Identificar o problema e visualizar o que se pretende resolver, distinguindo as informações importantes das irrelevantes.
  2. Reformulação: Dar uma nova formulação ao problema, mudando a perspectiva em relação às partes.
  3. Conotação Positiva do Conflito: Ressaltar as características e qualidades positivas das pessoas em conflito
  4. Foco nos conflitos e não nas pessoas: questões pessoais não devem ser objeto da negociação, pois quando isso acontece às emoções se sobrepõem , aumentando as dificuldades na solução do problema.
  5. Concentrar-se nos interesses: Os interesses são os desejos e as preocupações das partes
  6. Encontrar critérios objetivos: Buscar o melhor acordo possível, sempre com a preocupação de procurar interesses que conciliem, acatando uma solução justa para ambas as partes envolvidas.

  • Como presidir uma sessão de conciliação?

O conciliador deve apresentar durante a sessão regras que deverão ser cumpridas durante a conciliação, como por exemplo: as partes não devem se alterar; proibição do uso de palavras de baixo calão, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (109.6 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com