TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção do Liberalismo

Por:   •  22/9/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.517 Palavras (11 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 11

A Construção do Liberalismo

Contexto histórico.

O Liberalismo ele faz parte do processo de Transição da Idade Moderna para a Idade Contemporânea.

A Idade Moderna era caracterizada pelo Absolutismo Monárquico,um movimento político onde os Reis eram dotados de um ‘’Poder considerado Divino’’para alguns Teóricos do Absolutismo,eles detinham todo o Poder que eram concentrados em suas mãos.(Eles Governavam através do Poder Centralizados em suas mãoss)Aquilo que nós chamamos de Absolutismo Monárquico.

No Absolutismo nós tínhamos uma Sociedade Aristocrata de privilégios onde os Direitos Civis eles eram Restritos,nós tínhamos Homens e cidadãos.Os Homens que estavam mais próximos do Rei possuíam mais ‘’Direitos civis’’ do que aqueles que estão na base da Pirâmide Social.Então não existe um Princípio de Igualdade Civil.

No Absolutismo vigorava a Estrutura\Modelo Ecônomico do Mercantilismo .

O Mercantilismo tem como principal característica a intervenção do Estado na Economia.

Mercantilismo = Nós tínhamos uma época onde a Economia era controlada por esse Estado. O Rei que definia o que poderia e o que não poderia ser feito,quem poderia e quem não poderia produzir determinado produto.Quem poderia vender\comercializar determinado produto.Ou seja havia uma forte intervenção do Estado na economia.

Essa Estrutura política,social econômica do Absolutismo irá se desfazer.

Na contemporaneidade,na Inglaterra começa a surgir a Ideia do Liberalismo Econõmico =A Não intervenção do Estado na Economia.

Então a Partir da Idade Contemporãnea nós temos um Novo Estado,uma nova organização política que vai gerar também uma nova relação econômica.

O Liberalismo econômico vai perdurar até a crise de 1929. (Século XVIII).

Século XVII na Inglaterra, Século xviii na Europa,século 19 esse Liberalismo cheg

Ao seu auge. Eaí no ´seculo XX nós temos a chamada Crise de 1929 e a década de 3º irá marcar um período de Intervenção do Estado na Economia Novamente. Então nas décadas de 1930,40,50,60,70 até o inicio da década de 80.Nós temos quase 80 anos praticamente onde o Estado volta a ser presente na Economia,uma vez que a Crise de 1929 tenha mostrado uma espécie de falência do Modelo Liberal econômico.

Na década de 80-Margaret tchatcher na Inglaterra e Ronald Reagan nos Eua retomam alguns princípios do Liberalismo Economico.Aí surge o Neoliberalismo,o Novo Liberalismo Economico.

Esse Neoliberalismo ele não é exatamente igual ao Liberalismo econômico,mas ele traz na sua essência essa proposta de uma menor presença do Estado,uma menor intervenção do Estado.

Resumindo: No absolutismo há uma forte intervenção do Estado na Economia,os Direitos Civis eles são restritos há uma minoria e o poder ele é totalmente centralizado nas mãos dos Rei.

Eaí nós iremos romper com este processo,surgindo o modelo Liberal,.Os ingleses irão servir de modelo e a Europa vai viver o seu process de Revoluções Liberais Vigorando o Liberalismo.

O Primeiro Estado Liberal que nós tivemos no Mundo foi a Inglaterra.Mas porque?

(As Revoluções Inglesas Século XVII)

Desde 1215,da assinatura da Magna Carta pelo Rei inglês João Sem terra.Dentro da Inglaterra foi se criando a cultura de um Governo onde o Rei dividia poderes com o Parlamento.Então na Cultura política Inglesa havia essa idéia de um Rei com os seus 2 corpos:

Corpo político( a cabeça simbolizando o Rei e o restante do corpo o PAarlamento)

Então há esse conceito já de uma menor concentração de Poderes nas mãos do Rei.É bem verdade que a Dinastia Tudor com Henrique vIII conseguiu consolidar uma espécie de absolutismo na Inglaterra.Mas esse Absolutismo inglês nunca foi tão forte,tão centralizado como o Absolutismo Frances ou o Absolutismo espanhol.

Então na Inglaterra já paraiva uma cultura de Divisao de Poderes.

O Século XVII é definidor na Inglaterra. A Dinastia Stuart assume o Poder na Inglaterra e essa Dinastia começa a impor um Absolutismo muito mais forte,começa a desrespeitar o sej

Aí nós temos 2 momentos,2 revoluções Inglesas ( A Guerra civil ou revolução puritana) e depois a chamada Revolução Gloriosa)

Mas o que foi a Guerra Civil Inglesa ou a chamada Revolução Puritana? Foi a Guerra de um Parlamento que lutava para manter a sua economia,um parlamento que lutava para controlar o Rei e impedir na verdade os Abusos de um Monarca.

Então esse Parlamento Ingles composto por uma forte burguesia,uma bem desenvolvida na Inglaterra,um comercio muito bem desenvolvido,uma fase mercantilista riquíssima,então um parlamento a todo momento desrespeitado,uma burguesia a todo momento desrespeitada pelo Rei se inicia um processo de Guerra.

Carlos Primeiro Stuart organiza os seus exércitos,a sua nobreza contra o exército do parlamento que vai ser liderado por Oliver Cromwell.

O Parlamento lutava para manter a sua economia.

Então os cavaleiros do Re VS o exército do Parlamento.

Quando os Exercitos do parlamento venceram os cavaleiros do Rei irá se impor na inglaterra uma nova realidade na qual o Rei vai ter apenas o Poder Executivo e vai caber ao Parlamento o Poder Legislativo de Fato.

Ou seja o que se estabeleceu na Inglaterra com as Revoluções Puritana e Gloriosa

Foi uma MONARQUIA PARLAMENTAR.Então politicamente falando é o Fim definitivo do Parlamentarismo na Inglaterra. Isso é considerado uma Conquista Liberal,isso é considerado um liberalismo.

Não é atoa que na Inglaterra irá surgir um dos principais Nomes desse discurso Liberal,que é um inglês que vive exatamente nesse ´seculo XIV chamado Jon Locke.

Jon Locke vai bater exatamente nessa tecla ‘’O poder político,A política ela é uma relação do homem,fruto da intervenção humana,não tem nada haver com as questões Divinas,então aquela teoria,a idéia de um Poder Divino dos Reis,a idéia de um Monarca achar que ele pode Governar porque ele é um enviado de Deus isso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com