TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA

Por:   •  31/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.657 Palavras (7 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 7

UNINORTE LAUREATE-

FACULDADE DE DIREITO

Ester Ferreira Sousa.

DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA

 Estudo de Caso do Filme Kramer Vs Kramer

Professor(a): Anny Marcelle

 

MANAUS/AM

2019

Nome: Ester Ferreira Sousa

4° período, Noturno Matricula de n° 17185360.

   DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA

Estudo de Caso Kramer vs Kramer

 

Trabalho solicitado pela Professora Anny Marcelli, da Disciplina Direito Civil aplicado, Família e Sucessões, referente a obtenção de Nota Parcial da 2° ARE.

MANAUS/AM.

2019

     RESUMO: O presente estudo tem por objetivo abordar questões práticas do Direito das Famílias de acordo com os preceitos trazidos pelo filme “Kramer vs. Kramer”, onde a arte imita a vida real, causando a reflexão dos personagens, e do mundo jurídico a fim de passar verdade ao telespectador. O conteúdo do filme, e de total relevância social, por fazer as pessoas refletirem sobre os sentimentos e necessidades dos filhos, e sobre os preconceitos enraizados no que tange aos papéis a serem assumidos nos relacionamentos entre os cônjuges.

Palavras-chave: Kramer vs Kramer, Ted Kramer, Joana Kramer.

INTRODUÇÃO

O filme em questão é uma grande obra de arte que por meio de seus talentosos atores traz problemáticas importantes de serem tratadas em qualquer época. As questões do divórcio, e do reflexo da separação no futuro dos filhos menores, são situações que nos fazem refletir os dogmas da sociedade, a partir de leis de cunho jurídico e força coercitiva e leis de essência religiosa, exigidas aos olhos dos tradicionais, que ensejam o preconceito uma vez que há descumprimento.

O divórcio é algo necessário, que se tornou algo indispensável com o passar dos anos. Não é possível obrigar duas pessoas que não se amam mais a permanecerem juntas.

A Sociedade atual está cada vez menos inclinada a aceitar viver de aparências, ou tolerar relacionamentos ruins sob o pretexto da criação dos filhos, e embora o reflexo de tal atitude na vida das crianças seja indefinido, e em casos de eventual separação conturbada, não é possível mensurar os danos causados aos menores.

Os artigos 731 a 734 do Código de Processo Civil de 2015 tratam sobre o divórcio e a separação consensuais, a extinção consensual de união estável e a alteração do regime de bens do matrimônio.  

 Ao longo dos anos, muitas discussões tanto jurisprudenciais quanto doutrinárias, acerca desse instituto da separação consensual no que tange a mudança do §6° do art. 226 da CF/88. Que dispõe que [in verbis;]

 

Art. 226. A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado.

§6º O casamento civil pode ser dissolvido pelo divórcio.

O artigo 1.571 do Código Civil de 2002 também previu a possibilidade de apenas o divórcio:

Art. 1.571. A sociedade conjugal termina;

IV – Pelo divórcio.

Vejamos o que diz a com a Doutrina do ilustríssimo Daniel Neves Assumpção acerca dessa mudança.

A manutenção do procedimento da separação judicial consensual no Novo CPC foi positiva, porque, sendo declarado pelo Supremo Tribunal Federal que a Emenda Constitucional não aboliu a separação judicial consensual, o sistema processual estará preparado para tal decisão, com um procedimento já consagrado. Por outro lado, caso a decisão seja no sentido de que não há mais separação no sistema jurídico pátrio, as normas procedimentais consagradas nos arts. 731 a 734 do Novo CPC passarão a ser aplicáveis somente ao divórcio, à extinção consensual de união estável e à alteração do regime de bens do matrimônio. (NEVES, 2016, p. 1.151).

Com isso, qualquer que seja a forma de dissolução matrimonial ou de união estável, os cônjuges podem e devem se afastar se houverem motivos para tal.

A problematica do filme, gira em torno de uma separação, após 8 anos de casamento, após o Divorcio eles discutem a Cústodia do filho menor Bily, de 07 anos na Justiça.

Joanna Kkramer se dedicava integralmente à família, de modo que a mesma so se enxergava como mãe e esposa sem ao menos considerar sua individualidade enquanto mulher. Joana Era esposa de Ted Kramer, um homem extremamente obsecado pelo trabalho, que era sua total prioridade. A ponto de não manter um dialogo, ou convivencia sáudavel com a família, nem mesmo atenção a esposa e ao filho.

Farta da situação em que se encontrava sua vida, Joana Resolveu abandonar seu lar, saiu de casa sem comunicar para onde iria. O filho do casal permaneceucom Ted Kramer, o pai.  A questao mais chocante abordada pelo filme, se dá pelo fato de a mãe ter abandonado o lar, situação pouco comum no cotidiano desde aquela epóca, até os dias de hoje.

          

        Em meio a essa separação vs litigio judicial, o comportamento dos pais começa a refletir na vida da criança. Billy, passa a desenvolver sérios problemas de comportamentos, e em alguns momenos, a acriança até se culpa pela separção dos pais.

        O pai diante dessa situação passa a se desdobar, para conciliar as novas resposnabilidades de atender as necessidades do filho, com o trabalho. Algo que até entao ele nunca havia feito, e pela mesma razão ele perde o emprego, pois não obteve exito em conciliar as obrigaçoes domesticas e paternas com o trabalho.

Ted compreende a grandeza, e a emoção de ser pai, e descobre sua necessidade de amar, e de ter responsabilidades com seu filho, tais descobertas da paternidade, refletem diretamente na sua vida, de maneira que ele passa dar valor aos sentimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (167.7 Kb)   docx (48.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com