TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Defesa Preliminar

Por:   •  13/7/2015  •  Ensaio  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 5

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA ___ VARA CRIMINAL COMARCA DE SÃO LUIS - MA

Processo nº __________

Petição: DEFESA PRÉVIA ART 406  DO CPP (RESPOSTA À ACUSAÇÃO)

ORLANDINO SETÚBAL DA SILVA, brasileiro, casado, comerciante, CPF nº __________, residente e domiciliado na Rua __________, nº ___, Casa. ___, Bairro __________, na cidade de __________ - UF, CEP __________, por intermédio de seu advogado Dr. __________, brasileiro, casado, advogado, inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Secção do Estado do __________, sob nº _____, portador do CPF nº __________, com endereço profissional na Rua __________, nº ___, Bairro __________ - UF, CEP __________, tel. (xx) __________ / __________, nos autos da ação que lhe move a Justiça Pública, processo em epígrafe, vem com o devido acatamento na presença de Vossa Excelência, em

RESPOSTA À ACUSAÇÃO

Com fulcro no artigo 396-A, pelos motivos de fato e de direito que passa a expor:

MATÉRIA DE MERECIMENTO

Em que pese a confissão da acusado no ato de sua apresentação à autoridade policial, devemos tê-lo com reservas, vejamos:
A confissão, neste caso, teve por finalidade facultar ao magistrado o conhecimento do caráter, da índole, dos sentimentos da acusado, em suma, compreender lhe a personalidade, transmitir ao julgador a versão, que, do acontecimento, dá a sincera versão do mesmo, com a menção dos elementos, de que o último dispõe, ou pretende dispor, para convencer da idoneidade da sua versão, que agora é dada ao Juízo a ciência do que os autos encerram contra ele.

I – DOS FATOS

Na data do crime, conforme se extrai dos depoimentos, a vítima novamente proferiu ameaças contra o acusado, bem como simulou estar armado, induzindo N a erro, razão pela qual o acusado acabou efetuando disparos contra a vítima

Narra a denúncia, em síntese, que, por volta das 17h00 da tarde, o acusado teria sido o responsável pelo homicídio de João de Deus, mediante o uso de arma de fogo, agindo motivado por provocações e ameaças por parte da vítima.

Conforme a denúncia, a vitima costumeiramente perturbava o autor, e com ele fazia troças de cunho sexual, e fazia referência a esposa do autor. Desta vez a atitude desrespeitosa aconteceu de frente da casa do autor, onde a vitima teria afirmado em alto e bom som, na companhia de JOAQUIM RUBIM (JUCA). Que um cavalo e uma égua cruzariam ali mesmo.

No dia 14/10/2005, por volta das 17h00 o acusado deferiu após uma breve discursão e logo após a vitima ter feito um movimento como se fosse sacar algo da cintura, 6 tiros na vitima. Agindo assim por medo que o mesmo tentasse contra a sua vida. E pelas ameaças constantes da vitima, que falava que andava aramado.

II – DO DIREITO

1 – Da Legítima Defesa

A legítima defesa está prevista no Código Penal Brasileiro, mais especificamente nos artigos 23, II e 25, que assim dispõem:

Art. 23 - Não há crime quando o agente pratica o fato:

(...)

II - em legítima defesa;

 

 

Art. 25 - Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem.

Guilherme de Souza Nucci, em seu Código Penal Comentado, conceitua a legítima defesa como (P. 246)


a defesa necessária empreendida contra agressão injusta, atual ou iminente, contra direito próprio ou de terceiro, usando, para tanto, moderadamente, os meios necessários. Trata-se do mais tradicional exemplo de justificação para a prática de fatos típicos. Por isso, sempre foi acolhida, ao longo dos tempos, em inúmeros ordenamentos jurídicos, desde o direito romano (...). Valendo-se da legítima defesa, o indivíduo consegue repelir agressões indevidas a direito seu ou de outrem, substituindo a atuação da sociedade ou do Estado, que não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo, através dos seus agentes. A ordem jurídica precisa ser mantida, cabendo ao particular assegurá-la de modo eficiente e dinâmico.


Ora, emérito julgador, a presente definição não poderia adequar-se melhor ao caso em tela. É sabido que o Estado tomou para si a responsabilidade de aplicar a justiça, retirando esta prerrogativa dos particulares. No entanto, é também notório que a legítima defesa é um instituto milenar, exceção à regra, exatamente pela impossibilidade de a justiça do Estado se fazer onipresente, e, assim, evitar tragédias iminentes.


No caso em análise, seria impossível exigir que o acusado agisse de maneira diversa, pois já havia sido ameaçado diversas vezes pela vítima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (97.6 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com