TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Definição Descritiva/Lógica e Definição Normativa

Por:   •  4/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 5

PROFESSOR:Marcelo Moura

Alunos:Luca Nigri e Luisa Caldeira

Definição Descritiva/Lógica e Definição Normativa: Ao exprimir que mulheres que possuam “hímen íntegro”, ou seja, não tenham rompido a película dérmica que se encontra ao redor da entrada da vagina, resquício da formação embrionária; se isentem da necessidade de realizar alguns exames de cunho ginecológico destinados a um concurso público para a Polícia Civil da Bahia, a própria Polícia Civil da Bahia esta supostamente diferenciando tais mulheres de acordo com a virgindade, o que repercutiu em grande polêmica. Entretanto, infere-se que aqueles que instigaram tal polêmica não procuraram se informar cientificamente sobre o caso, já que diversos erros de lógica científico-biológica foram cometidos. Nesse ínterim, é preciso que entendam que o rompimento hímen não tem relação direta obrigatória com a perda da virgindade feminina, visto que o rompimento pode se dar por qualquer stress induzido a tal película dérmica.

“O hímen pode ser rompido durante a masturbação colocando os dedos dentro da vagina, ou até mesmo usando o absorvente interno. Qualquer objeto que seja introduzido na vagina, pode romper o hímen. O rompimento do hímen vai depender da resistência que o tecido oferece, e isso varia de genética para genética.” (ALONSO, Lívia ; Fisioterapeuta Especialista em Fisioterapia Pélvica; especialista cadastrada do portal de saúde sexual “Sexo Sem Dúvida”)

Além disso, existe o caso de mulheres que nascem sem hímen ou possuem um hímen complacente, que é mais resistente e possui alta elasticidade, e que por isso pode não se romper com o stress de uma relação sexual, por exemplo.

Portanto, visto que mesmo sendo comum o rompimento do hímen na primeira relação sexual, a integridade (no mero sentido de algo ileso) dessa película não tem relação objetiva obrigatória com o sexo devido aos diversos fatores que diferenciam os casos particulares da manutenção ou perda da integridade do hímen de cada mulher.

Ademais, é necessário explicar sobre o motivo da isenção dos exames para mulheres com o hímen íntegro. Por conseguinte, ao analisar a colposcopia por exemplo, um dos exames que são obrigatórios para as mulheres que ingressarem no concurso mas que podem ser evitados pelas que ainda possuem hímen, é de fácil entendimento do motivo da isenção. Tal exame se configura na introdução do colposcópio (lente que permite a aproximação visual ao tecido do colo do útero) com o auxílio do espéculo vaginal. Visto isso, para a realização desse exame, o instrumento ginecológico seria introduzido na vagina, e acarretaria no rompimento do hímen da paciente que ainda o tivesse intacto. A paciente que tivesse o hímen e quisesse mantê-lo não poderia fazer esse exame, enquanto que aquela que o tivesse mas não se importasse em rompe-lo poderia fazer o exame sem problemas. Entretanto, para não forçar alguma das participantes do concurso que quer manter o hímen intacto a romper tal película dérmica devido ao exame que obrigatoriamente teriam que fazer, a Polícia Civil da Bahia emitiu que as participantes de hímens íntegros estão dispensadas de entregar tais exames, via comprovação médica da integridade do hímen (para evitar fraude de alguma participante que alegue não querer realizar o exame por conta do hímen, visto que não o possui mais). Elas não são forçadas a fazer o exame se tiverem hímen e não quiserem rompe-lo, assim como não são proibidas de fazer o exame se tiverem o hímen.

A Polícia Civil julga como importante que façam esses exames para assegurar a saúde do possível contratado devido a profissão em questão. Se existe algum sentimento de diferenciação entre as mulheres, este não pode ser devido a virgindade, pois o hímen não é indicativo absoluto e nem objetivo da virgindade em sí.

Sacrifício : Mesmo que algumas mulheres que queiram fazer o concurso e não tenham mais o hímen possam sentir que estão sendo diferenciadas por isso, é melhor que elas se sintam assim do que obrigar mulheres que não querem perder o hímen a fazer um exame que, se feito corretamente, irá romper o hímen dessa mulher. É melhor que seja zelado o direito ao próprio corpo, em que a mulher pode escolher não romper o hímen e com isso se isentar do exame, do que se preocupar com o sentimento de diferenciação.

Comparação : Assim como em respeito ao direito da personalidade de direito ao próprio corpo,em que ninguém pode ser obrigado a alterar ou modificar o próprio corpo e tem liberdade para altera-lo como quiser; não se pode obrigar a mulher que deseja manter o hímen intacto a fazer um exame que romperia o hímen.

Definição Etimológica : Ao usar a expressão “hímen íntegro”, muitos acharam que significava a integridade moral da pessoa relacionada a uma visão patriarcal e retrógrada que relaciona virgindade, hímen e virtudes. Entretanto, a palavra “íntegra” tem o significado objetivo de “ileso”, e com isso, a expressão apenas se referia a um hímen que não foi rompido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com