TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Elaboraçao de um Seminário

Por:   •  22/5/2018  •  Resenha  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE TIRADENTES

DIREITO

BEATRIZ LIMA ANDRADE

RESENHA

A ELABORAÇÃO DE SEMINÁRIO

Aracaju

2018

BEATRIZ LIMA ANDRADE

RESENHA

A ELABORAÇÃO DE SEMINÁRIO

Resenha apresentada ao Curso de Direito, sob orientação do prof. Auro de Jesus Rodrigues, como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina Metodologia Científica.

Aracaju

2018

ANDRADE, MARIA. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos acadêmicos. 5.ed. São Paulo: Atlas Ltda, 2001.p. 109-117.

        Maria Margarida de Andrade, bacharel e licenciada em Letras (português/sânscrito) pela USP, foi professora do Curso de Letras da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID, de Língua Portuguesa na Universidade Campos Salles - SP, Letras e Pedagogia da Mackenzie, e no curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Casper Libero. É mestre em Filologia e Língua Portuguesa e Doutora em Semiótica e Linguística Geral pela USP. Escreveu inúmeras obras, a saber: Guia prático de redação, Dicionário de verbos jurídicos, Comunicação em língua portuguesa, Introdução à metodologia do trabalho científico, entre outras.

         Nesse texto sobre A elaboração de seminário, Maria Margarida explica e exemplifica alguns critérios indispensáveis para a elaboração e apresentação de uma das técnicas mais eficientes de aprendizagem, o seminário. A autora ressalta que para extrair o máximo que essa modalidade tem a oferecer faz-se necessário pesquisar, discutir e debater, respectivamente. Desse modo, torna-se perceptível que o planejamento é ferramenta substancial.

        Mais adiante, a literata expõe as finalidades e objetivos de um seminário, que de maneira geral são: aprofundar conhecimentos, desenvolver e revelar aptidões para pesquisa de modo que o aluno seja preparado para realizar trabalhos científicos com maestria. Dando continuidade, são apresentadas as principais modalidades de seminário e parâmetros que devem ser levados em consideração no momento da escolha do tema, o qual deve ser atual, de bibliografia acessível e interessante para turma e para as exigências do curso.

        Ao longo da construção do seminário, é imprescindível que sejam realizadas, em média, quatro reuniões. Nesses encontros, serão definidas as funções de cada participante do grupo, a avaliação do material coletado, interpretação dos dados apurados, organização do material de ilustração (slides ou cartazes) e ensaio da apresentação oral. Após o cumprimento dessas etapas, é de extrema relevância que o grupo faça uma analise que permita notar possíveis falhas nas normas a serem seguidas para uma apresentação com excelência.

        Analisando criticamente o texto, conclui-se que o processo de elaboração de um seminário de qualidade está repleto de etapas a serem seguidas. O texto de Maria Margarida de Andrade elucida muito bem os fundamentos profícuos. Nessa conformidade, nota-se o cunho educacional da obra e sua pertinência para o âmbito pedagógico.

        Esse é um texto excepcional para aqueles que desejam desenvolver o conhecimento acerca da produção de seminários, promovendo um melhor desempenho aos que elaboram esse tipo de atividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (101.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com