TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estatística Aplicada

Por:   •  28/1/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais

Departamento de Serviço Social

Estatística Aplicada às Ciências Sociais

Manaus, 25 de agosto de 2021.

João Victor Silva Cabral

SILVA, Paola Marcelino da. Metodologia Estatística Aplicada na Análise da Violência Escolar: apuração e interpretação de dados na rede pública do estado de Goiás. Revista online de Política e Gestão E        ducacional, Araraquara, v. 20, n. 2, p. 322-336, 2016.

  • Resumo.

A obra em epígrafe traz a luz de todos conceitos importantes que auxiliam na compreensão dos pressupostos que dão corpo à Estatística  no âmbito das Ciências Sociais, uma vez que Silva (2016) materializa um levantamento estatístico ao se utilizar dos métodos descritivos e inferenciais, ao passo que exprime a relação da estatística com seu objeto de estudo – o contexto e indicativos da violência escolar –, utilizando-se de métodos e técnicas da pesquisa quantitativa (identificação das variáveis, seleção de amostra, obtenção e apuração de dados) de modo a relacionar e explanar os resultados obtidos no decorrer da investigação.

Isto posto, a autora inicia a discussão resgatando o conceito da Organização Mundial de Saúde acerca da violência, uma vez que a referenciada define enquanto o emprego de forma intencional da força ou do poder, contra si próprio, outra pessoa, grupo ou comunidade de forma a resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência ou privação. Nesse sentido, fica evidente que as práticas subversivas do bullying tem sido uma preocupação mundial por conta de seus impactos sociais e psicológicos nas vítimas, além de se expressarem com mais frequência no âmbito escolar.

Silva (2016) apurou uma série de dados que expressam as ocorrências do bullying em escolas da rede pública de uma zona periférica do estado de Goiás, além de destacar o desafio do Plano Nacional de Educação (PNE) frente às situações de violência,  assim como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), embasando a discussão com os dados coletados na pesquisa sobre este tipo de violência, reconhecendo, portanto, o protagonismo dos participantes da pesquisa – adolescentes em idade escolar –, a centralidade do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Estatística, uma vez que a última mencionada é definida por Silva (2016, p. 325) enquanto “um conjunto de métodos e técnicas sistematizadas que possibilitam uma análise contextual de pesquisa e apuração de fatos em diversas áreas do conhecimento”.

Foram perpassadas diversas etapas durante a pesquisa em questão. No primeiro momento, a autora emprega o método descritivo e parafraseia Guedes et. al. (2006), haja vista que esta técnica se particulariza enquanto “uma forma objetiva de sintetizar valores da mesma essência, conduzindo a uma visão geral da variação dos valores da mesma essência, condunzindo a uma visão geral da variação dos valores, organizando e descrevendo dados a partir de tabelas, gráficos e medidas descritivas” (SILVA, 2016, p. 327). No que tange à escolha das variáveis, a faixa etária, a participação escolar e condições sociais, econômicas e culturais foram empregados como fatores determinantes para constituir o processo de análise e estruturar o banco de dados. A supracitada optou pela técnica de aplicação de questionários multifatoriais a 306 (trezentos e seis) estudantes da rede pública de ensino, bem como sondagem a 60 (sessenta) trabalhadores em Educação, consistindo na coleta de dados acerca das ocorrências de violência escolar a partir da perspectiva de professores e diretores.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com