TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FILOSOFIA DO DIREITO AV

Por:   •  14/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 3

NOME: MIKELLY DE ALCÂNTARA FEITOSA,
MATRICULA: 1713809.

DISCIPLINA: Filosofia do Direito
Turna: J565

1º) Descreva a maiêutica de Sócrates e relacione-a com a parturição das ideias.


R-
Maiêutica a arte de realizar partos mas Sócrates acreditava que ele realizava partos de ideias e teria uma habilidade de retirar esse conhecimento das outras pessoas. 

tornou-se, então, um recurso para o cumprimento da filosofia socrática, baseada na  arte do diálogo e na desconstrução dos argumentos. Com a maiêutica, Sócrates buscava alcançar a definição mais precisa dos conceitos, atingindo a verdade. E essa é a relação que Maiêutica com a parturição de ideias que significa a arte de parturejar. Como sua mãe, que era parteira, Sócrates julgava ser destinado a não produzir um conhecimento.

2°) Dentro da tripartição da alma de Platão, descreva a alma apetitiva.


A tripartição da alma seria na verdade a tripartição das funções da alma enquanto encarnada. A primeira seria a apetitiva. Essa parte estaria localizada na região do baixo-ventre estômago e órgão sexual e seria responsável por garantir que o corpo se mantivesse nutrido, hidratado e com vontade de reproduzir. Ela seria a responsável em estimular o corpo desejo e saciá-lo prazer, condições necessárias para que o corpo visse necessidade em querer essas coisas. Essa é uma função que só faz sentido enquanto o corpo está vivo. função concupiscível ou apetitiva nada mais é que a justificativa para o nosso desejo de se alimentar, de beber e de fazer sexo. O prazer que isso nos dá também seria função da alma e extremamente necessário porque, se não fosse prazeroso, nós não faríamos isso.

3°) Segundo Aristóteles: ser justo é praticar reiteradamente atos voluntários de justiça. Explique esta afirmativa.


Segundo Aristóteles a afirmativa
 ser justo é praticar reiteradamente atos voluntários de justiça fala e para ele, o comportamento virtuoso só pode ser formulado a partir da educação ética, com o hábito do comportamento ético. Essa concepção é mais bem entendida a partir da semântica do termo ética éthos, que significa hábito, em grego. Nesta seara, destaca-se a importância da reiteração da prática virtuosa. Diz o Filósofo: ser justo é praticar reiteradamente atos voluntários de justiça.

4ª) Descreva 3 características do justo total de Aristóteles. Relacione sua resposta com a descrição de notícia referente as queimadas ocorridas nos últimos dois anos, no Brasil.


Uma das características justo total, aplica-se uma noção mais ampla de alteridade, pois nesse caso a ação do homem justo se dirige à comunidade como um todo. Outra característica do justo total Portanto, se expressam no neutro, o que corresponde a um absoluto o justo particular, correspondendo a uma espécie do gênero constituído pelo justo legal, apresenta a mesma característica básica, que é a alteridade. Para Aristoteles o justo total é quando justiça e legalidade são a mesma coisa, portanto o ato de produzir queimadas por ser ilegal fere o sentido de justiça, pois de acordo com A Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605, artigo 54, a queimada urbana, como crime de poluição, que coloca em risco a saúde da população, a segurança de animais, e a destruição da flora. Portando o homem justo age dentro da legalidade e não provoca danos ilegais ao meio ambiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (96.1 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com