TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FUNÇÃO SOCIAL DO TRIBUTO E SUA EFETIVIDADE NA BUSCA DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Por:   •  1/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.492 Palavras (6 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE DE DIREITO PROFESSOR DAMÁSIO DE JESUS

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU EM DIREITO TRIBUTÁRIO

        PROJETO DE MONOGRAFIA        

A FUNÇÃO SOCIAL DO TRIBUTO E SUA EFETIVIDADE NA BUSCA DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

ALUNA: JANAINA DA SILVA SUSSUARANA

Macapá-AP

2015

  1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Título: A Função Social do Tributo e Sua Efetividade na Busca do Desenvolvimento Econômico.

Autor: Janaína da Silva Sussuarana

Orientador:

Área de Concentração: Direito Tributário

Duração: 05 (cinco) meses

Inicio: Fevereiro de 2016

Término: Junho de 2016

  1. TEMA

A função social do tributo e sua efetividade na busca do desenvolvimento econômico

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

O presente projeto de pesquisa parte da premissa relacionada ao papel dos tributos para a construção da sociedade brasileira, sendo estes a fonte de recursos do Estado, devem lhe proporcionar o alcance das metas previstas no preâmbulo da Constituição Federal, ou seja, os tributos devem cumprir sua função arrecadatória e sua função social, partindo dessa premissa, busca-se analisar se os tributos atingem sua função social e se a aplicabilidade cumpre os ditames da lei, atingindo sua efetividade, precipuamente no que tange ao desenvolvimento econômico e social.

  1. PROBLEMA

A Constituição Federal, ao estabelecer a questão tributária, atrelou-se ao desenvolvimento, e isso se pode constatar pela maneira abrangente como detalhou as normas e princípios voltados à dignidade da pessoa humana, a qualidade de vida, o bem-estar social, política de desenvolvimento, política tributária entre outros, o que sintetiza a intenção do constituinte em privilegiar as políticas publicas como forma de justificar a arrecadação tributária.

Diante disso, busca-se por meio do direito tributário mecanismos de arrecadação para que o Estado cumpra a sua função social efetivando os direitos elencados na Carta Magna.

Nesse sentido, o escopo do presente trabalho busca discutir a seguinte problemática: COMO O ESTADO PODE GARANTIR QUE A TRIBUTAÇÃO NÃO SEJA APENAS INSTRUMENTO DE RECEITA DO ESTADO, MAS, SOBRETUDO INSTRUMENTO EFICAZ DE IMPLEMENTAÇÃO DE POLITICAS PUBLICAS QUE POSSIBILITEM O DESENVOLVIMENTO ECONOMICO?

  1. HIPÓTESES

Para melhor entendimento do assunto deve-se primeiramente ter ideia do que seja tributo, o que em linhas gerais, é toda prestação em dinheiro devida ao Estado pelas pessoas físicas ou jurídicas em razão da ocorrência de um fato que originou a cobrança.

Desse conceito, se extrai a finalidade principal dos tributos, proporcionar ao Estado, ou seja, a administração pública as condições necessárias ao atendimento das suas necessidades financeiras no que diz respeito às suas obrigações sociais – saúde, segurança, educação, dentre outros.

Logo, a função social precípua do tributo é viabilizar a prestação pelo governo de serviços essenciais ao bem-estar da população, que são os destinatários dos recursos arrecadados pelo exercício financeiro da administração publica.

Quanto ao sentido da expressão “função social do tributo”, deve-se, primeiramente, considerar o que prediz o preâmbulo da Constituição Federal principalmente no que tange como destinação do Estado Democrático, por meio dela constituído, assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento social.

Outrossim, o que prediz seu artigo 3º que dispõe que os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil consistem na construção de uma sociedade livre, justa e solidária; garantir o desenvolvimento nacional; erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais e promover o bem de todos.

Dessa forma, os tributos, que são a fonte de recursos do Estado, devem lhe proporcionar o alcance das metas previstas no preâmbulo da Constituição Federal, observando os fundamentos da República Federativa do Brasil e seus objetivos, nunca se limitando à simples arrecadação de valores, ou seja, os tributos devem cumprir com sua função arrecadatória e com sua função social simultaneamente.

A aplicação do tributo tão somente na sua função arrecadatória, como se vê atualmente, tem como consequências a inibição da produção de bens e serviços em razão da diminuição da capacidade econômica, advinda do aumento da tributação; a diminuição dos níveis de emprego; a redução do poder aquisitivo do cidadão-contribuinte; a redução do consumo e, também, a diminuição da competitividade do país em relação ao mercado externo. Ou seja, pode causar, como está causando, um enorme prejuízo econômico e social para o país do que decorre a necessidade de, novamente, se promover um aumento da carga tributária.

  1. OBEJTIVOS

  1. Objetivo Geral

O presente projeto de monografia tem como objetivo geral analisar se a função social precípua do tributo de viabilizar a prestação pelo governo de serviços essenciais à população está sendo efetivamente cumprida.

  1. Objetivos Específicos

Analisar os elementos gerais da teoria dos princípios constitucionais, constatando seu caráter normativo e tecendo considerações no tocante à condição humana e a necessidade de vida em sociedade, compondo o fenômeno social da tributação;

Questionar os fundamentos do Estado e seu poder de tributar, como forma de justificar a imposição do tributo como instrumento reformador da sociedade;

Analisar a importância do tributo na atividade financeira dos Estado para a manutenção das politicas publicas e melhoria de condições de vida do cidadão e, se os objetivos almejados pela Constituição Federal estão sendo buscados e atingidos.

  1. JUSTIFICATIVA

 A escolha do tema se deu pelo visível distanciamento da realidade social e do disposto em lei. O justo tributário é um conceito complexo e subjetivo, mas que deve, obrigatoriamente, passar pela questão da justiça social, pelo contexto constitucional e pela educação tributária da população, assim como pela participação da população nas questões atinentes ao orçamento público, não podendo o Direito Tributário se restringir aos atos de arrecadação de valores para os cofres públicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (156.3 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com