TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social Caminho Do Auto Desenvolvimento

Monografias: Responsabilidade Social Caminho Do Auto Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 4

Estrutura sugerida para o trabalho

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

Social – Proporcionar a todo ser humano uma qualidade de vida digna, que seja definindo um uso apenas necessário para dos recursos naturais, sem que o próximo possa ser prejudicado e para que não afete o Planeta Terra. Buscarmos para que todos possam ter a mesma qualidade de vida independente da desigualdade social.

Econômico – Que o uso dos recursos naturais em pról da economia seja feito de forma responsável procurando a forma mais viável para se fazer uso desses recursos, trata-se de ampliar os meios que buscamos, por exemplo, para energia, buscar uma inovação e tecnologia que auxilie nisso, aumentando a economia sem prejudicar o Planeta.

Ambiental - Produzir recursos para qualidade de vida das pessoas, de modo que não possamos prejudicar ainda mais o Planeta e sua proporcionarmos (mesmo fazendo uso de seus recursos) sua autorreparação.

Cultural – Trata-se de conscientizar a população sobre o padrão de consumo e no estilo de vida. Deve-se entender que para buscarmos

uma qualidade de vida superior a atual devemos buscar novas formar de viver, mudar a forma de pensamento priorizando a não

degradação do meio ambiente, fazendo com que as pessoas usufruam ao invés de consumir, a mudança cultural certamente mudará o estilo de vida e a linha de pensamento das pessoas, de modo útil.

Político – Fazer com que a política seja um instrumento útil na concientização trazendo mudanças positiva, unindo todas as outras propostas, fazendo com que elas aconteçam.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

A primeira dimensão do desenvolvimento sustentável normalmente citada

é a ambiental. Ela supõe que o modelo de produção e consumo seja compatível com a base material em que se assenta a economia, como subsistema do meio natural. Trata-se, portanto, de produzir e consumir de forma a garantir que os ecossistemas possam manter sua autorreparação ou capacidade de resiliência.

A segunda dimensão, a econômica, supõe o aumento da eficiência da produção e do consumo com economia crescente de recursos naturais, com destaque para recursos permissivos como as fontes fósseis de energia e os recursos

delicados e mal distribuídos, como a água e os minerais. Trata-se daquilo que

alguns denominam como ecoeficiência, que supõe uma contínua inovação tecnológica que nos leve a sair do ciclo fóssil de energia (carvão, petróleo e gás) e a ampliar a desmaterialização da economia.

A terceira e última dimensão é a social. Uma sociedade sustentável supõe

que todos os cidadãos tenham o mínimo necessário para uma vida digna e que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com