TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filiação Socioafetiva No Direito Brasileiro E A Impossibilidade De Sua Desconstituição Posterior

Por:   •  11/4/2023  •  Projeto de pesquisa  •  2.542 Palavras (11 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 11

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL NORDESTE MINEIRO – FENORD INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR INTEGRADO – IESI

CÁSSIA LEHMANN SCOFIELD

A FILIAÇÃO SOCIOAFETIVA NO DIREITO BRASILEIRO E A IMPOSSIBILIDADE DE SUA DESCONSTITUIÇÃO POSTERIOR

TEÓFILO OTONI

2022

CÁSSIA LEHMANN SCOFIELD

A FILIAÇÃO SOCIOAFETIVA NO DIREITO BRASILEIRO E A IMPOSSIBILIDADE DE SUA DESCONSTITUIÇÃO POSTERIOR

Atividade: “        Nesta etapa os alunos deverão registrar, em linhas gerais, o que pretendem escrever em cada seção ("capítulos") do artigo, indicando os autores e conceitos que serão trabalhados em cada parte”

        Professor (a) orientador(a): Andressa A. E. Silva.

TEÓFILO OTONI

2022

1 INTRODUÇÃO

2 FAMILIA E A EVOLUÇÃO LEGISLATIVA DE SUA CONSTITUIÇÃO

Rodrigo da Cunha (p. 17) citado por Maria Berenice Dias (2021, p.42) explica que somente através da passagem do estado de natureza para o estado de cultura foi possível a estruturação da família. Assim, no passado, entendia-se como família, aquela constituída através do matrimônio entre duas pessoas de sexos distintos e os filhos que dele adviessem eram considerados os “filhos legítimos” (SILVA, 2022, p. 145).

Nesse sentido, o Código Civil de 1916 ao regular a instituição família, estabelecia uma visão segregada, limitando-a ao casamento. Além disso, impedia-se a dissolução do casamento “fazia distinções entre os seus membros e trazia qualificações discriminatórias às pessoas unidas sem casamento e aos filhos havidos dessas relações” (DIAS, 2021, p. 46).

Caio Mário (2017, p.25) citado por Casagrande (2017, p.9) explica que:

[...] Restringia-se ao grupo formado por pais e filhos, em que era exercida a autoridade paterna e materna, com a participação dos pais na criação e educação de seus filhos e, sobretudo, com grande relevância a aspectos patrimoniais, sendo desenvolvidos, inclusive, os princípios da solidariedade doméstica e cooperação recíproca. (PEREIRA, Caio Mario. Instituições de Direito Civil: Direito de Família. 24.ed. Rio de Janeiro: Forense, 2017, p.25. v.5)

Entretanto, ao longo do século, esse conceito de família como uma entidade matrimonial, patrimonial e indissolúvel estabelecida pelo Código Civil de 1916 sofreu mudanças. A Lei 4.121 de 1962 que instituiu o Estatuto da Mulher Casada devolveu a capacidade civil as mulheres casadas e as assegurou a propriedade absoluta dos bens adquiridos com o fruto do seu trabalho. Já a instituição do divórcio pela Lei 6.515 de 1977 acabou com a indissolubilidade do casamento e eliminou a ideia de família como uma união sacralizada.

Marcos Colares (p. 47) citado por Maria Berenice Dias (2021, p. 45) entende que as mudanças legislativas andam atreladas com a evolução da sociedade que “evolui, transforma-se, rompe com tradições e amarras, o que gera a necessidade de oxigenação das leis”. A autora ainda pontua que o formato hierárquico da família dá o lugar para uma democratização, onde as relações são muito mais de igualdade e respeito mútuo.

2 ALTERAÇÕES NA CONCEPÇÃO DE FAMÍLIA NA CONSTITUIÇAO FEDERAL DE 1988

Em que pese os avanços com as legislações acima mencionadas, a mais expressiva ocorreu com a Constituição da República de 1988.

Para Zeno Veloso (2021, p.46) citado por Maria Berenice Dias (2021, p.46):

Instaurou a igualdade entre o homem e a mulher e esgarçou o conceito de família, passando a proteger de forma igualitária todos os seus membros. Estendeu proteção à família constituída pelo casamento, bem como à união estável entre o homem e a mulher e à continuidade formada por qualquer dos pais e descendentes, que recebeu o nome de família monoparental.

Além do citado, a Constituição da República de 1988 consagrou a ideia de igualdade entre os filhos, havidos ou não do casamento, ou por adoção, garantindo-lhes os mesmos direitos e qualificações.

Dito isto, a Constituição estabeleceu que os fatores como afetividade, o respeito, a convivência e a solidariedade mútua são os verdadeiros elementos que demonstram a existência de uma instituição familiar, não importando mais o modelo a qual ela possa existir.

2.1 PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS NORTEADORES DO DIREITO DE FAMILIA

A Constituição da República em colaboração com o Código Civil de 2022 traz uma série de princípios basilares que atualmente protegem a instituição familiar, dentre eles cita-se a dignidade da pessoa humana (art. 1º, inciso III da CF/88) o princípio da igualdade entre os filhos (art. 227, §6º da CF/88 e art. 1.596 do CC/02), o princípio do maior interesse da criança e do adolescente (art. 227, caput da CF/88 e arts. 1.583 e 1.584 do CC) e, por fim, o princípio que vem contornando o direito de família atualmente, o princípio da afetividade.

O princípio da dignidade da pessoa (art. 1º, inciso III da CF/88) é definido como limite da atuação estatal. Daniel Sarmento (p. 60) citado por Maria Berenice Dias (2021, p. 65) explica que o Estado tem o dever de não praticar atos que atentem contra a dignidade da pessoa humana, bem como o dever de promover ações positivas que promovam a dignidade aos cidadãos, garantindo-lhes o mínimo existencial.

Quanto ao princípio da igualdade, é assegurado o tratamento isonômico a todos os cidadãos, garantindo nos vínculos de filiação ao proibir discriminação em relação aos filhos havidos ou não da relação de casamento ou por adoção, é o que garante §6º da Constituição da República de 1988.

Já a afetividade, nas palavras Paulo Lôbo (p. 14) citado por Maria Berenice Dias (2021, p. 74) “é o princípio que fundamenta o Direito das Famílias na estabilidade das relações socioafetivas e na comunhão de vida”.

Tal princípio anda atrelado aos demais princípios constitucionais, tais como a dignidade da pessoa humana, a proteção à família monoparental e dos filhos por adoção e a adoção como escolha afetiva, de forma que estes, assim como outros, o fundamentam.

Maria Berenice (2021, p. 75) afirma que a igualdade entre os irmãos biológicos e adotivos também decorre do princípio da afetividade, de forma que “o afeto talvez seja apontado como principal fundamento das relações familiares”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (109.3 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com