TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia do Direito - Kant

Por:   •  16/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 4

A) A partir do filme (estudado e debatido em sala) qual o elemento que contradiz a liberdade no sentido kantiano? Por que?

O elemento que contradiz a liberdade são as regras estabelecidas. No filme "Doador de Memórias", Jonas compreende que, sem memórias e sem moral, a liberdade é uma mera ilusão. Pois não existia justiça naquele mundo cinza e os seus questionamentos acompanhavam o crescimento do seu conhecimento, de modo, que nem todas as respostas eram previamente dadas, que por muitas vezes não se limitavam ao certo e errado e que todos os fatos poderiam ter mais de um interpretação a depender do conhecimento da pessoa.

Com esse dado, na era Kant, a Ética não se apresenta como um viés individualista, mas em uma amplitude do que é bom para nós. A Moral apresenta como uma pretenção de universalização, que foca na compreensão do que é igualmente bom para todos. Essa relação entre a ética e a moral formará a base na qual o filme é gravado, tendo o conceito de Direito e o avanço do positivismo para o pós-positivismo. No filme, as pessoas que viveram de acordo com as regras estabelecidas, as cenas são passadas em preto e branco. E a liberdade que o adolescente Jonas teve como portador de memórias, despertou o interesse pelo outro lado misterioso e o abandono das cinco regras de convivência, mostrando um novo mundo de cores, resultando aos olhos do adolescente uma sociedade mais construtiva, contestadora e fraterna.

B) Elabore uma análise a cerca do Direito e Liberdade a partir de Kant, do filme (estudado e debatido em sala) e o livro Admirável Mundo Novo?

A liberdade é vista como um dos pilares do Estado Democrático do Direito, pois não há justiça sem a liberdade. Para Kant, a concepção de liberdade era conceituada como uma faculdade de escolher, ou seja, livre arbítrio, mas o seu conceito não estava relacionado a liberdade natural (de fazer o que se quer) e nem com o livre arbítrio. Para Kant, o bem é o que resulta da razão na medida em que ela determina a ação, pois a liberdade não se liga a felicidade, nem se determina a um bem externo, ja que é autônoma. A liberdade é como um ponto central, na qual o homem gira, o que fundamenta a autoridade, na medida em, que está não se volta contra ela. A liberdade, como autonomia, é o centro da filosofia para Kant, tendo como conceito a justiça, seguida de igualdade, resultando o conceito de ordem na sociedade.

A liberdade é o único direito natural reconhecido como igual para todo homem na humanidade. A liberdade externa de todos os indivíduos é limitada por um princípio de igualdade, no sentido de compatibilizá-la e tornar a sociedade organizada. A lei que realiza a liberdade no sentido de autonomia, ou seja, a lei que cada vez mais se aproxima do princípio de racionalidade, cria uma legislação jurídica universal, e justa.

No filme “Doador de Memórias”, há um mundo sem dor, sem guerras, sem fome, sem miséria, sem corrupção, sem doenças, isto é, um mundo “perfeito”. Contudo, para que essa realidade ideal funcione faz-se necessário que os habitantes não possuam relações afetivas, assim como sentimentos e cores.

Esse mundo perfeito é preto e branco, uma vez que não existem sentimentos e, portanto, falta o colorido que só estes conseguem dar à vida. Todavis,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com