TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fraude à Execução

Por:   •  18/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

A fraude à execução não atinge somente particulares, mas sim interfere diretamente o estado na prestação jurisdicional dificultando a resolução do processo. Neste mesmo assunto a boa-fé de terceiro adquirente é de extrema relevância, se este apresentar certidões cíveis emitidas no tempo compra do imóvel e a pessoa do vendedor, será protegido por lei.

PALAVRAS-CHAVE: fraude. boa-fé. processo. estado. imóvel

1. INTRODUÇÃO

O trabalho a ser apresentado tem como objetivo argumentar sobre fraude à execução, que é um tema que encontra-se na esfera do direito processual civil, e nada mais é que a alienação fraudulenta de bens do devedor no decorrer de um processo, sendo resultante a reduzir à insolvência, e com isso não ter bens suficientes para adimplir o debito que possui com o devedor. No direito a boa-fé é a principal pilar do direito das obrigações, é dever das partes ser leal um ao outro nos negócios jurídicos, e nas questões processuais a boa-fé é de extrema importância visto que tendo provas, o terceiro adquirente demonstra que adquiriu o imóvel acreditando ser de forma honesta não sendo prejudicado.

DESENVOLVIMENTO

1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Pode-se afirmar que fraude à execução é o instituto de direito processual civil que atenta contra a dignidade da justiça. E é disciplinada tanto como matéria de direito material e processual, mas neste referido artigo o tema aprofundado será no campo processual. O ato atentatório à dignidade da justiça por fraude à execução ocasiona prejuízos ao devedor, e principalmente ao Poder judiciário que se vê impossibilitado de executar suas respectivas atividades de obrigar a satisfação do credor. Considera-se fraude à execução a alienação ou oneração de bem quando sobre o mesmo pender ação fundada em direito real ou com pretensão reipersecutória (quando reivindica a posse ou propriedade sobre uma coisa), desde que a pendência do processo tenha sido averbada no competente registro público.

No decorrer do processo e na execução muitos realizam atos que são contrários ao princípio da boa-fé, é justamente por tais acontecimentos que o ordenamento jurídico se preocupa em proteger não só o credor da obrigação, mas também o terceiro adquirente que desconhece a possibilidade de causar dano, no decorrer deste artigo, o assunto será aprofundado.

2. FRAUDE À EXECUÇÃO

do credor, tentando de alguma forma proteger e impedir que seu patrimônio sofra a penhora para satisfação do débito. É importante ressaltar que é muito mais gravoso a fraude quando é cometida no curso do processo de condenação ou de execução. Uma fundamental característica da fraude à execução é a dispensa de prova do elemento subjetivo do consilium fraudis, portanto não se dá importância se havia ciência ou não de que o ato levaria o devedor à insolvência, a mera intenção fraudulenta nesse caso é presumida, sendo irrelevante para os fins de configuração da fraude se o ato é real ou simulado, de boa ou má-fé.

Os atos realizados em fraude à execução operam o efeito almejado de retirar o bem do patrimônio do devedor e passá-lo ao terceiro adquirente, que se torna o proprietário, não havendo assim qualquer nulidade. Contudo não se tem o efeito de diminuir o bem da responsabilidade patrimonial pelas obrigações daquele que o vendeu, com a consequência de o adquirente arcar com o ônus da execução a ser realizada. O juiz então declarará a fraude nos autos da execução, analisando se já havia o processo em curso na data da transação e a inexistência de outros bens que podiam ser penhoráveis.

2.1. ALGUMAS MUDANÇAS SOBRE FRAUDE À EXECUÇÃO NO NOVO CPC

O novo código de processo civil trouxe algumas ampliações em relação a fraude de execução. E são algumas destas:

• As ocorrências judiciais que diz respeito a um imóvel ou de seus titulares, devem ser averbadas na matrícula;

• Devem estar evidentes nas matrículas de imóveis informações como, ações reais ou pessoais reipersecutórias, constrições judiciais, ajuizamento de ação de execução ou de fase de cumprimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (36.1 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com