TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História do Direito do Trabalho

Por:   •  28/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 3

MONITORIA DIREITO DO TRABALHO I – AULA 02 (03/04/2017)

História do Direito do Trabalho

  1. Revolução Industrial

A Revolução Industrial traz modificações na forma de trabalho:

  • Muda a forma de trabalho que inicialmente era artesanal, nesse o trabalhador dominava todas as etapas de produção e também o produto final, ele não dependia de outro.

  • Do trabalho artesanal passa para manufatura, nesse o trabalhador mantém o controle sobre as etapas de produção, mas ele não tem controle da venda do produto final, surge o inicio de uma dependência, embora ainda controle a produção.
  • Da manufatura passa maquinofatura, nesse o trabalhador perde o controle sobre todas as etapas de produção, passando a ser totalmente dependente da fabrica, surge então à exploração. O trabalhador não tem como concorrer com uma fabrica, a produção é grande e o tempo é curto “idéia de salto de produtividade”, se antes ele tinha o controle da produção, aqui ele deve se submeter a fabrica, pois a velocidade que ele produzia não concorre com a fabrica, então o trabalhador larga seu trabalho para integrar as fabricas “idéia de trabalho concentrado”, abandono da agricultura, exploração do trabalho da mulher e do menor com salários ainda mais baixos que o dos homens.

A desigualdade de classes trouxe a existência de uma grave perturbação social caracterizada pelos: efeitos do capitalismo e das condições da infraestrutura social que se intensificaram com a Revolução industrial destacando o empobrecimento dos trabalhadores, inclusive dos artesãos, a insuficiência competitiva da indústria, os impactos sobre a agricultura, os novos métodos de produção, as oscilações dos preços, jornadas excessivas e condições abusivas de trabalho. A família se viu atingida pela mão de obra feminina e dos menores e com a insegurança no exercício das atividades. Era a classe trabalhadora x burguesia .

  1. Proletariado

Trabalhadores de classe mais baixa que prestam serviços em jornadas excessivas não têm oportunidades de desenvolvimento intelectual, habita em condições subumanas, inclusive no local onde exerce a atividade, tem prole numerosa e ganha salários baixos

  • O proletário não dominava as etapas de produção, não era qualificado ou preparados estando sujeitos a acidentes. Aquele que se acidentava era descartado, não havia regulamentação, segurança e estabilidade, sua saúde fica a mercê do empregador.

  • Não havia proteção ou fiscalização do Estado, sua jornada era até onde seu corpo aguentava. Seu salário base ficava a critério do empregador.

  • Essa exploração trás a reação do movimento operário, em que o Estado não irá interferir. O movimento é tratado como uma manifestação de bichos/animais. O movimento só ganha significado quando os trabalhadores começam a se associar a uma primeira idéia de sindicalismo, associações coletivas e pacificas que reivindicam uma melhoria na qualidade de trabalho.
  1. Liberalismo Econômico

O Estado Liberal contempla as liberdades individuais, defendendo o afastamento do Estado, permitindo assim o contrato livre entre as partes. Nesse sentindo, a própria pessoa podia livremente regular seus direitos através do contrato como forma de exercício da liberdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (80.8 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com