TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Humanização da assistência no pré-natal

Por:   •  10/5/2015  •  Resenha  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

Humanização da assistência no  pré-natal

O termo humanização se origina da palavra humanizar, que significa: tornar-se humano, dar condição humana. É também definida como tornar benevolente, afável, tratável (WALDOW V.F; BORGES R. F, 2011).

A humanização na assistência tem se tornado um assunto muito discutido. O Sistema Único de Saúde (SUS) tem uma política que tem como objetivo garantir à humanização da assistência a saúde garantir o acesso universal gratuito e integral (SIMÕES et.al, 2007).

 Na pratica o atendimento não pode ser considerado humanizado, pois ainda há filas imensas nas unidades de saúde, falta estrutura física, falta qualidade na formação dos profissionais.  A humanização da assistência não depende só da formação clinica , também depende da postura ética dos profissionais                     (SIMÕES et.al,  2007).

O programa de humanização do pré-natal e do nascimento foi instituído pelo Ministério da Saúde através da Portaria|GM nº569, de 1|6|2000, tendo como prioridades: concentrar esforços no sentido de reduzir as altas taxas de mortalidade materna, Peri - neonatal registradas no país; adotar medidas que assegurem  a melhoria do acesso, da cobertura e da qualidade do acompanhamento pré-natal, da assistência ao parto, puerpério e neonatal; ampliar as ações já adotadas pelo Ministério da Saúde na área de atenção a gestação de alto risco, o incremento do custeio de procedimentos específicos e outras ações como Maternidade Segura, o projeto de capacitação de parteiras tradicionais, alem da destinação de recursos para treinamento e capacitação de profissionais diretamente ligados a esta área de atenção e a realização de investimentos nas unidades hospitalares integrantes destas redes (Ministério da Saúde, 2007).

De acordo com a Lei nº7.498|86 do exercício profissional que dispõe sobre o exercício profissional de enfermagem, cabe ao enfermeiro, entre outras atividades, prestar assistencia  de enfermagem a gestante, parturiente e puérpera, bem com realizar atividades educativas em saúde. Ainda segundo o Decreto nº94.406|87, do Ministério da saúde é direito do enfermeiro acompanhar o pré-natal de baixo risco(BRANDÃO I.C.A; GODEIRO A.L.S; MONTEIRO A.L, 2012).

Durante a consulta de pré-natal o enfermeiro  deve fazer anamnese, exame físico, solicitação de exames de rotina, interpretação dos resultados destes, dar orientação a respeito das mudanças que pode ocorrer em decorrencia da gravidez. Essas ações são importantes para garantir um bom pré-natal( BRANDÃO I.C.A; GODEIRO A.L.S; MONTEIRO A.L, 2012).

REFERENCIAS

WALDOW  V.R; BORGES R.F. Acta paul.enferm.v.24,nº3, São Paulo, 2011.

SIMÕES ET.al. Humanização na saúde : enfoque na atenção primária. Ver. Texto contexto enferm. V.16, nº3, p.439-444, Florianópolis, jul-set, 2007.

BRANDÃO I.C.A; GODEIRO A.L.S; MONTEIRO A.L, 2012. Assistência de enfermagem no pré-natal e evitabilidade de óbitos neonatais. Ver.enferm.UERJ,v.20,nº1, p-590-602, Rio de Janeiro, dez 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com