TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA BRIGADA DE INCÊNDIO

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 2

BARBARA DEISY WISCH HELLMANN

TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

MODALIDADE EAD

SENAC POLO CASCAVEL – PR

A IMPORTÂNCIA DA BRIGADA DE INCÊNDIO

PALESTANTE: ADALBERTO CHAVES

CABO DO CORPO DE BOMBEIROS GRADUADO EM GESTÃO AMBIENTAL E TÉCNICO SEM SSEGURANÇA DO TRABALHO, COM 20 ANOS DE PROFISSÃO.

Nunca se falou tanto em combate a incêndio como nos últimos dois anos, devido a tragédia ocorrida na Boate Kiss em Santa Maria  - RS. Ela nos levou a prestar mais atenção em tudo que envolve incêndio, tanto em lugares destinado ao lazer quanto aos locais de trabalho.

Sempre foi de extrema importância que dentro das empresas existisse um programa de prevenção e controle de incêndios, e agora a legislação se tornou mais rigorosa e graças a isso em casos de emergências as empresas que se adequaram, poderão salvar muitas vidas, ou até mesmo evitar perdas materiais e claro humanas.

Um programa de importância dentro de uma empresa é de suma importância, desde que haja um trabalho em conjunto com os trabalhadores, de conscientização, informação, dos possíveis danos a saúde e ao patrimônio, das medidas a serem tomadas em caso de incêndio ou necessidade de evacuar o local, por onde sair, como proceder em casos de pânico.

O treinamento de uma equipe para agir em casos assim é fundamental para que o programa seja eficaz, caso contrário o pânico pode tomar conta, e atrapalhar, muitas vezes agravar ainda mais a situação.

Uma brigada de incêndio treinada dentro da empresa pode salvar muitas vidas. Junto com a brigada é necessário que a empresa tenha saídas de emergências (portas com aberturas para

fora), iluminação e sinalização de emergência, extintores, hidrantes, tudo conforme a Legislação vigente NPT 001 - Procedimentos administrativos - Parte 2 - Plano de Segurança Contra Incêndio e Pânico - PSCIP, Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico  tais normas entre outras, podemos encontrar no site http://www.bombeiros.pr.gov.br/

Todas essas ações devem ser feitas acompanhadas e vistoriadas pelo técnico em segurança do trabalho, que poderá auxiliar nos treinamentos, poderá fazer parte do grupo de brigada de incêndio, e deverá exigir que todos sigam as orientações para evitar incêndios, ainda mais quando os trabalhos são executados em ambientes que possa ter grandes chances de isso acontecer, como por exemplo, lugares com combustíveis, e funcionários fumando neste local, sendo passível de advertências e até justa causa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com