TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO TRATAMENTO DO DEPENDENTE QUÍMICO

Por:   •  9/4/2018  •  Resenha  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 4

Clarice Shuster Camara

Professor(a) Orientador(a):

Jeferson Weber

ETAPA 1 – APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

TÍTULO DO PROJETO

A IMPORTÂNCIA DA FAMILIA NO TRATAMENTO DO DEPENDENTE QUIMICO

NOME DA ORGANIZAÇÃO PROPONENTE

COMUNIDADE TERAPEUTICA SANTA RITA DE CÁSSIA

ÀREA DE ATUAÇÃO

PREVENCÃO, RECUPERAÇÃON E REINSERÇÃO SOCIAL

MUNICÍPIO

TAQUARA

ESTADO

RS

HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO PROPONENTE  (máximo 20 linhas)

DATA:

29/10/2015

Árvore de problemas

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

SELEÇÃO DO PROBLEMA CENTRAL

Identificamos no decorrer dos anos, que durante o Tratamento dos Residentes que duram em média 12 meses, muitos abandonam antes da conclusão. Isto se dá devido a uma série de fatores entre eles, o que consideramos uma dos mais importantes, além da abstinência das substância Psicoativas, a pouca ou quase não adesão dos familiares no Tratamento do residente quando o mesmo está Internado na Comunidade Terapêutica. Acreditamos que isto se dá, pois na maioria das vezes, está associado a violência, roubo, prostituição e outros fatores agravantes. As famílias, muitas vezes,  por desespero colocam o familiar para fora de casa, achando que com isto o problema estará resolvido.

Com toda estas demandas Identificamos que deverá ser feito um trabalho mais intenso e efetivo com as famílias, um maior conhecimento referente a Adicção e com isto se ter um índice mais positivo de conclusão do Tratamento e  condições de uma reinserção social mais eficaz com maiores condições de se manter definitivamente sem o uso de substancias psicoativas.

JUSTIFICATIVA

Nossa Proposta neste Projeto é desenvolver nas perspectivas do Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiar com atendimento ás famílias dos residentes que se encontram na Comunidade Terapêutica em Tratamento e os que já estão em reinserção social em processo de recuperação e ressocialização na família e na comunidade. Visando o atendimento á família. Entendemos que a droga por si só é um fenômeno complexo, que pela angustia avassaladora que traz, merece um tratamento mais amplo e eficaz. Para colaborar na diminuição deste grave problema social, inúmeras experiências onde se tem conhecimento são muito exitosas, algumas menos exitosas, no entanto, tem se tornado uma preocupação constante nas Políticas Publicas de saúde, Educação e Assistência Social, pois permeia toda uma sociedade. Aliada ao poder público que timidamente está se ocupando da cura, surge um expressivo trabalho desenvolvido pelas ONG’S- Organizações Não Governamentais que cada vez mais ocupam espaços na identificação, prevenção e tratamento dos dependentes e dos cuidados de toda a família. Famílias que sofreram profundas transformações que vão desde a composição familiar, seus pertencimentos, sua convivência, seus arranjos familiares

Consideramos que a família é o primeiro local, onde o movimento em direção a recuperação e prevenção a recaída ao uso indevido de álcool e outras drogas deve começar. No entanto, sabemos que muitas vezes a família só percebe que seu familiar precisa de ajuda quando os conflitos, violências e outras doenças surgem( outras comorbidades:doenças que surgem com o uso continuo de álcool e outras drogas) e acometem toda a família. Assim, consideramos que a família como uma totalidade necessita de espaços de escutas, acompanhamentos, orientações e cuidados capazes de mostrar caminhos possíveis para a recuperação e convivência familiar e societária.  Diante disto, propomos grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos familiares e comunitários visando melhorar as relações familiares e desenvolver a autoestima, a capacidade de lidar com a ansiedade, a habilidade de decidir e interagir em grupo, a comunicação verbal entre a família e a capacidade de resistir as pressões, prevendo além do atendimento da família um acompanhamento em oficinas dos residentes, já preparando o mesmo para o retorno á sociedade. Sabemos que este retorno representa um novo momento, onde todos são tratados para enfrentar uma nova realidade. Desta forma mantemos um acompanhamento, através de atendimento individuais e grupais dos famíliares, com perspectivas de ampliar suas percepções, sua potencialidades e alternativas de vidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (191.2 Kb)   docx (421.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com