TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A JUSTIÇA RESTAURATIVA

Por:   •  10/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 2

JUSTIÇA RESTAURATIVA/MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO

O conflito é fenômeno inerente às relações humanas e fruto de percepções e posições divergentes que envolvem múltiplas expectativas e interesses comuns. Desta forma, cada pessoa é dotada de subjetividade e originalidade no que tange os diversos aspectos sociais, por isso, é incapaz de ter relações interpessoais plenamente consensual.

Assim, o conflito se instala e não se pode ser ignorado. Por conseguinte, buscando meios para resolução, a mediação e a justiça restaurativa se apresentam como uma exata possibilidade na transformação daquele conflito, sabendo logicamente que obtenção de êxito dependerá do reconhecimento das inúmeras diferenças e identificação dos interesses comuns.

Devemos ter consciência que o conflito é existente e sem isso tendemos a fazer de conta que não existe, quando compreendido a inevitabilidade do conflito, somos capazes de desenvolver soluções auto compositivas, pelo contrário, a tendência é que ele se converta em confronto e violência.

Destaque-se, o quanto é primordial construir novos entendimentos sobre os diversos conflitos existentes e, consequentemente, trazer novas ações com intuito de transformar os efeitos negativos deste, oportunizando a construção de relações desejáveis. Sabemos que é nas relações interpessoais que construímos a consciência de quem somos e de quem é outro, devendo ser reconhecido que novas narrativas sobre determinado problema podem surgir e com isso, a obtenção de negociações, construindo-se novos entendimentos e, consequentemente, novas ações para transformá-lo.

Desta maneira, podem ser aplicadas de modo complementar umas as outras, a conciliação, mediação e as técnicas de Justiça Restaurativa, trazendo um modo mais eficaz de resolução ativo de conflitos desenvolvido com intuito de promover a aplicação de alternativas que impulsionam medidas interventivas a partir da responsabilização de cada indivíduo prezando pela dignidade, autonomia e liberdade de expressão. Restabelecendo as relações, levando-se em conta a mudança de paradigmas.

Compreende-se que deve ser levado em conta o máximo de cuidado ao proporcionar o encontro entre vítimas e ofensores, pois isto pode desencadear maiores transtornos psicológicos para aquela. É sabido que nem todo delinquente terá uma resposta positiva aos comandos da JR e que não seria válida a aplicação em contextos violentos.

O modelo de justiça restaurativa pode ganhar relevância ao conceder enfoque aos danos patrimoniais e às necessidades deles resultantes, à responsabilização do ofensor, à cooperação entre os envolvidos e à efetiva correção dos males entrando num consenso quanto à melhor forma de lidar com as consequências daquele crime. Contudo, não acredito que produza eficácia acerca das demais violações.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (31.7 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com