TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Justiça Restaurativa

Por:   •  6/9/2022  •  Resenha  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE SANTO AGOSTINHO DE VITÓRIA DA CONQUISTA

ROBERTA ANDRADE BARROS

JUSTIÇA RESTAURATIVA  

Vitória da Conquista

      2022.1

É tido uma visão bastante comum na sociedade que as melhores formas de punição a se aplicar quando algum individuo vem a praticar delitos são aquelas mais severas.

A sensação de uma forma geral é de que só há punição efetiva quando há repressão violenta, restrição de liberdade e outras formas rigorosas de punição quando na prática o que se observa é que há um afastamento cada vez maior da ressocialização do indivíduo coma aplicação de repressões mais duras.

Como um meio de frear a prática de punições violentas ou restritivas de liberdade, tendo em vista que esta não alcança a meta de ressocialização almejada, tem-se a ideia de introduzir a Justiça Restaurativa que possui como principal objetivo maximizar a ressocialização de indivíduos que estão em conflito com a lei. No entanto, para que tal objetivo seja alcançado, a principal ferramenta é o diálogo. É por meio deste que se pretende chegar a punição que se adeque ao caso concreto tendo em vista não só a punição como forma de restrição de liberdade mas como a reparação do dano.

É de suma importância frisar que este modelo ainda em construção no Brasil, por se tratar mais de matéria prática do que teórica, não suprime a aplicação do sistema normativo em vigor atualmente. O que se pretende é realizar uma “ligação” entre a vítima e o autor do delito em busca de uma solução sobre as perdas e traumas que possam ter vindo a ser causados, da forma menos invasiva ao infrator possível possibilitando a vítima ter acesso ao cumprimento da justiça e a punição aplicada possibilite, da melhor forma a ressocialização do autor do delito.  

No Brasil é possível observar a aplicação da Justiça Restaurativa em algumas áreas como na cível com a mediação de conflitos e na criminal quando nos crimes de ação público privada trás um diálogo e consequentemente o diálogo entre o autor do delito e a vítima em busca de um consenso sobre uma sanção restaurativa no intuito de alcançar a reparação do dano ao invés de um castigo.

Como destaque aos valores fundamentais da Justiça Restaurativa podemos iniciar citando a humanização, na forma de pensar tanto na vítima quanto no delinquente para que não haja favorecimentos, mas sim equilíbrio na aplicação da sanção. Também, para que haja o alcance do principio da transformação do indivíduo devem ser atendidos os requisitos do respeito, partindo-se do pressuposto da igualdade conforme a Constituição Federal no seu artigo 3º que traz todos como sendo iguais vislumbrando que o respeito mútuo e a boa-fé entre os envolvidos propiciando assim a resolução do conflito transformando a conduta e restaurando os danos.

Ainda como um valor fundamental vale citar a participação que possibilita ao infrator a participação no processo judicial para que estes tenham voz ativa solução do conflito em conjunto com profissionais capacitados para a mediação.

Há de se falar também na honestidade e humildade de forma que se tenha comprometimento com a verdade sem que se perca a sensibilidade de enxergar que a outra parte que se encontra em conflito naquele momento pode estar em vulnerabilidade, podendo esta ser social, emocional, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com