TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Justiça e Liberdade

Por:   •  12/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

Justiça a liberdade

O significado da palavra justiça é estar em conformidade com o que é direito,enquanto  liberdade é um grau de independência, conjunto de direitos  reconhecidos ao individuo.

Neste capítulo Michael J. Sandel  expõe sua opinião e traz outras visões sobre estes dois conceitos que são distintos,mas se entrelaçam em determinadas situações da vida, principalmente por se tratarem de dois conceitos que fazem parte da vida humana e são exercidos continuamente por estes.

Aristóteles na margem da sua teoria teleológica define justiça como “adequação entre as pessoas e as finalidades ou bens apropriados a sua natureza.” Portanto, para este nomeado filósofo praticar a justiça é adequar as escolhas, pessoas, conceitos para que de forma única e harmônica se alcance o que para ele seria o verdadeiro significado da referida palavra.

Porém é impossível definir justiça imputando a esta um significado absoluto que seja aceito de forma igualitária por todos, pois cada individuo tem sua visão de acordo com seus idéias e princípios sobre a conceituação, segundo seus critérios do que seria justo. Para o autor nós vemos esta questão mais como uma escolha pessoal do que uma adequação.

Rawls em sua teoria da prioridade ao o que é certo sobre o que é bom, para ele “pessoa moral é um sujeito com objetivos que ele próprio escolheu, portanto praticar a justiça seria fazer aquilo que para si mesmo é justo, independentemente de definições alheias demonstrando assim o principio da nossa natureza. Cita o mesmo que “não são os nossos objetivos que revelam em principio nossa natureza,mas a estrutura dos direitos que escolheríamos para abstrair nossos objetivos.”  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (37.7 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com