TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Justiça em Aristóteles

Por:   •  12/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 5

A Justiça em Aristóteles

Aristóteles foi um filósofo, político e um antropólogo. Em sua obra “ Ética à Nicômaco” é expressa uma orientação  de como construir a educação de uma pessoa, Aristóteles explica o que é justiça, mas não desenvolve o assunto. A Teoria da Justiça foi desenvolvida por estudiosos do Direito, que fizeram uma exegese sobre o assunto.

  Na Antiguidade, pela primeira vez, Aristóteles realiza o pensamento acerca da justiça de forma filosófica e científica. Essas ideias perpetuam até os dias atuais. Miguel Reale em Lições Preliminares do Direito, e André Montoro em Introdução à Ciência do Direito, buscam na axiologia jurídica o fundamento do direito. Utilizam como forma de estudo os métodos Histórico, Analítico e Empírico e os enfoques Zetético e Dogmático.

  Para Aristóteles, justiça é a virtude, ou a vontade de dar a cada um aquilo que lhe é devido, o seu direito, conforme uma igualdade. Tem como característica primordial o respeito, que é universal e válido. As virtudes cardiais são: temperança, prudência, coragem e justiça. Aristóteles atribui 3 características essenciais à justiça, as quais são: Pluralidade de pessoas, Devido ou Exigibilidade e a Igualdade.

 

A Pluralidade de Pessoas tem como fundamento a Alteridade, Alteritas em latim. Para que esta seja possível, é preciso que haja pelo menos 2 pessoas. Isso pois a justiça é uma virtude moral e social, não podendo ser praticada individualmente, tal como não se pode haver justiça na vida animal, uma vez que esta só se realiza em relações entre pessoas, havendo a necessidade de uma igualdade fundamental.

O Devido ou Exigibilidade, Debitum em latim, traz a ideia da necessidade de um dever estrito, uma rigorosa obrigatoriedade. Por exemplo, se A deve 100 reais a B, é justo que A pague exatamente 100 reais que deve, salvo disposição em contrário. Significa dar exatamente aquilo que é devido. Há também o dever moral e o legal. A gratidão, por exemplo, é um dever moral, assim como a amizade e a veracidade. O dever legal, no entanto, é aquele previsto na legislação e que pode e deve ser exigido.

A Igualdade, por sua vez, vem do latim Aequalitas. É classificada em Simples ou Absoluta e Proporcional ou Relativa. A Igualdade Simples ou absoluta equivale aquilo que está devendo, ao valor real, é uma espécie de igualdade aritmética. Logo, a Igualdade Proporcional ou Relativa é realizada de acordo com o que cada um recebe ou contribui, é uma espécie de igualdade geométrica.

Aristóteles formulou a “Teoria da Justiça”, e nesta, estabeleceu duas divisões , a Justiça Particular e Geral, que se subdividem em Comutativa e Distributiva e Justiça Social, respectivamente. A Justiça Particular tem como objeto o bem do particular, enquanto isso, a Justiça Social tem como objeto o bem social.

 A Justiça Comutativa vem de Comutare, que traz a ideia de trocas. É a justiça cujo objeto é o bem do particular e parte um particular para o outro. Ou seja, um particular dá ao outro aquilo que lhe é devido, de acordo com uma igualdade. Nessa Justiça, temos o Debitum como um devido estrito, rigoroso. Aqui, a alteridade diz respeito à relação entre pessoas. A Igualdade é simples, absoluta e aritmética pois realiza-se a troca pelo equivalente.  O seu campo de aplicação é a sociedade, visto que esta corresponde a todas as relações entre particulares( pessoas físicas ou naturais, instituições públicas ou privadas, etc).

A justiça comutativa pode ser explicada de forma mais explícita nos contratos. Em algum contrato de compra e venda, por exemplo, um particular adquire determinado bem e dá ao outro aquilo que lhe é devido, de modo a tal troca favorecer de maneira justa ambos particulares. Esta justiça é violada quando, em determinada situação, algum dos particulares sai prejudicado, ou seja, quando há uma injustiça.

A Justiça Distributiva vem de distribuir, compartilhar e tem como objeto o bem comum, benefícios sociais.Esta justiça regula as relações entre a comunidade e os particulares. Aqui, temos o Devido como a participação equitativa no bem comum, pois há pessoas que usufruem, necessitam mais de tais bens e outras que precisam menos. A Igualdade é Proporcional ou Relativa , pois é efetivada de acordo as necessidades de cada pessoa. A Alteridade na Justiça Distributiva  diz respeito à relação entre comunidade e membros desta.  Esta Justiça pode ser expressa, por exemplo, quando os governos municipais, estaduais e federais recolhem os impostos e depois distribuem o bem comum à sociedade. Tal distribuição consiste, por exemplo, na criação de hospitais, no investimento em educação, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com