TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LIBERDADE PROVISÓRIA

Por:   •  5/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 3

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA 6ª VARA CRIMINAL DE MACEIÓ/AL

Pedro, brasileiro, casado, auxiliar de escritório, residente no endereço e domiciliado no endereço, vem respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, por seu advogado, que ora subscreve, (procuração em anexo) e endereço profissional situado na rua tal; vêm requerer:

A LIBERDADE PROVISÓRIA, COM FUNDAMENTO NOS ARTS. 5º, LXVI, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, E ARTS. 310, III, E 321, AMBOS DO CPP, PELAS RAZÕES A SEGUIR:

DOS FATOS

No dia 25 de novembro de 2020, o requerente foi preso em flagrante delito, e está sendo acusado de ter praticado o crime de roubo, tipificado no artigo 157, do Código Penal, porém consta nos autos que não foi preenchido os requisitos necessários para a decretação da prisão preventiva.

Pedro é réu primário e de bons antecedentes, possui residência fixa e é assalariado, e todo sustento de sua casa depende dele.

 

DO DIREITO

A Constituição Federal traz no bojo das garantias fundamentais o direito à liberdade provisória, conforme art. 5º, LXVI:  

Ninguém será levado à prisão, ou nela mantido, quando a lei admitir liberdade provisória, com ou sem fiança”. 

 

Nessa esteira, os artigos 310, III, e 321 do Código de Processo Penal também preveem expressamente o direito à liberdade provisória. 

No caso em questão, não se verifica a existência dos requisitos da prisão preventiva, conforme o art. 312 do CPP: “garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria e de perigo gerado pelo estado de liberdade do imputado”. 

Bem como o § 2º incluído pela Lei nº 13.964, de 2019, in verbis:  

 

A decisão que decretar a prisão preventiva deve ser motivada e fundamentada em receio de perigo e existência concreta de fatos novos ou contemporâneos que justifiquem a aplicação da medida adotada”. Questão que não se vislumbra no caso concreto. Grifo nosso. 

 

Outrossim, o Requerente é primário, de bons antecedentes, exerce atividade lícita no cargo de Auxiliar de Escritório, ganhando um salário mínimo mensal (R$ 1.100,00). Possui, ainda, esposa e uma filha recém-nascida, em que ambas são absolutamente dependentes do Sr. Pedro. 

Portanto, é direito que assiste o acusado, devendo este responder ao processo em liberdade, a fim de que não haja violação do princípio da presunção de inocência. 

Dessa forma, em decorrência de ausentes os pressupostos legais para a custódia cautelar, o Requerente faz jus a concessão da liberdade provisória, podendo Vossa Excelência, entender ser o caso de aplicar uma das medidas cautelares diversas da prisão previstas no art. 319, do Código de Processo Penal. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (105.5 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com