TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liberdade Provisória

Por:   •  10/11/2017  •  Resenha  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

A liberdade provisória é um instituto do processo penal e um direito do acusado de aguardar em liberdade até que o processo transita em julgado.

O acusado para ter a liberdade provisória pode haver ou não uma obrigação e, caso ele infrinja qualquer condição imposta a ele, a liberdade provisória poderá ser revogada.

        O juiz decretará a liberdade provisória sempre que não couber outra medida protetiva.

Existem três espécies de liberdade provisória: a obrigatória; permitida; vedada.

A obrigatória: Não está sujeita a nenhuma condição e são um direito incondicional do acusado, hipóteses previstas no art. 321, do Código de Processo Penal.

A permitida: Quando não preencher os requisitos da prisão preventiva decreta a liberdade provisória, de imediato. Pode se for necessário, o juiz impor as medidas cautelares previstas no art. 319 do CPP em observância aos critérios do artigo 282 da lei processual penal já mencionada.          

A vedada: Essa espécie não existe. Pois é inconstitucional qualquer lei que proíba o juiz de conceder a liberdade provisória.

A liberdade provisória pode ser concedida com ou sem fiança dependendo somente do tipo de crime. Em regra a concessão será sempre sem fiança quando incabível a conversão em preventiva e o juiz deverá ouvir o Ministério Público.

Liberdade provisória com fiança pode ser a qualquer momento, desde a prisão em flagrante até o transito em julgado. A fiança pode ser decretada pelo delegado quando a infração cuja pena privativa de liberdade máxima não seja superior a 4 anos. Nos demais casos, a legitimidade é do juiz.

Para decretar a fiança, leva em conta à natureza da infração, as condições pessoais de fortuna do agente, a sua vida pregressa e as circunstâncias indicativas de sua periculosidade.

Infração com pena privativa de liberdade máxima não superior a 4 anos, de 1 a 100 salários mínimos. Infração com pena privativa de liberdade superior a 4 anos, de 10 a 200 salários mínimos.

Se a situação econômica do agente recomendar, a fiança poderá ser dispensada, reduzida em até dois terços ou aumentada em até mil vezes.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com