TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MEDIAÇÃO CONDOMINAL

Por:   •  9/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 2

MEDIAÇÃO CONDOMINAL

CONTEXTO DOS CONDOMINIOS NA SOCIEDADE ATUAL

O estado de São Paulo possui mais de 57 mil condomínios registrados e legalizados. Somente na cidade de São Paulo, há uma população de mais de 5 milhões de habitantes residentes em Condomínios, resultando numa diferente forma de convivência entre as pessoas, nas últimas décadas.

 

CONCEITO DE CONDOMINIO

Poder sobre algo, derivado de DOMINUS – que significa senhor, que deriva de DOMUS, que designa casa. O Código Civil, dedicou um capítulo inteiro para tratar desse tema. A propriedade Condominial é, portanto, o conjunto constituído pela parte exclusiva e parte comum de uma edificação.

CONCEITO DE CONFLITOS CONDOMINIAIS

Resultado das ações resistentes ao convívio coletivo ou comunitário, não evitados, não contidos e não canalizados no momento em que foram detectados. Podem ser identificados e divididos em:

a) Conflitos de origem: Implantação; Construção – Estrutural; Garantia Legal; Documental e Conceitual.

b) Conflitos de Gestão: Obras; Fachadas; Administração; Assembleia e Segurança.

c) Conflitos de vizinhança: Barulho; Garagem; Vazamento; Animais e Áreas de Lazer.

MEDIAÇÃO CONDOMINIAL

Conjunto de procedimentos cujo objetivo principal é a solução pacífica dos conflitos gerados nas relações humanas, institucionais e condominiais, continuadas ou pontuais, que envolvam a propriedade e o condomínio em si.

Atores envolvidos nos Conflitos Condominiais: Moradores, Síndico, Visitantes, Administradora, Funcionários, Prestadores de Serviços e Construtora. Limites Naturais: Normas internas, Assembleia e Administração-Síndico (sempre em forma continua).

Normas internas: Instituição de Condomínio, Convenção Condominial e Regimento Interno dos Condominio.

Assembleias: devem se observados todos os seus poderes. Administração- Síndico Solução dos Conflitos na Mediação Condominial: Sindico; Comissões/Conselhos; Assembléia, CEJUSC/Mediação Privada e Poder Judiciário. Na Mediação Condominial a neutralidade é imprescindível, pois, assim como nas relações que originaram os conflitos condominiais, a relação que se estabelecerá com os condomínios e os condôminos deve ser perene e duradoura. Para a condução de uma Mediação Condominial a recomendação é que sua duração seja sempre o tempo necessário, para não haver precariedade na solução, tendo em vista que na maioria das vezes, as pessoas continuam convivendo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com