TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MOTIVAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO

Por:   •  19/1/2018  •  Artigo  •  2.908 Palavras (12 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 12

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS CRUZ

MOTIVAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO: UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS QUE LEVAM AS PESSOAS A SE TORNAREM SERVIDORES, E A FALTA DE PRODUTIVIDADE APÓS A POSSE.

iPATINGA - MG

2017

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS CRUZ

MOTIVAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO: UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS QUE LEVAM AS PESSOAS A SE TORNAREM SERVIDORES, E A FALTA DE PRODUTIVIDADE APÓS A POSSE.

Artigo Científico Apresentado à Universidade Candido Mendes - UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Direito Admnistrativo.

IPATINGA - MG

2017

MOTIVAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO: UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS QUE LEVAM AS PESSOAS A SE TORNAREM SERVIDORES, E A FALTA DE PRODUTIVIDADE APÓS A POSSE.

Pedro Henrique dos Santos Cruz

RESUMO

O artigo teve como objetivo retratar, de forma breve, os fatores determinantes para uma pessoa ingressar na carreira pública. Serão apresentados os pontos positivos e negativos do direito à estabilidade do Servidor relacionando-o à produtividade e satisfação no Serviço Público, para que futuramente se chegue a soluções que levem os concursados a se manterem motivados na realização de suas atividades diárias e com empenho de progredirem dentro da carreira, levando a um bom funcionamento da máquina pública, próximo do que ocorre no setor privado. Concluiu-se que remuneração (básica) e a estabilidade são fatores que motivam as pessoas apenas até ingressarem-no serviço público, mas que após algum tempo não são suficientes para mantê-los motivados e produtivos

Palavras-Chave: SERVIDOR PÚBLICO. ESTABILIDADE. REMUNERAÇÃO, MOTIVAÇÃO, PRODUTIVIDADE.

1 – Introdução

Funcionário Público: o que leva a ser um? A resposta para essa pergunta parece ser fácil, mas dificilmente chega-se a um consenso do que realmente seria o motivo que impulsiona uma pessoa a se tornar um servidor público. Atualmente dois são os motivos mais apontados por aqueles que sonham e batalham por uma vaga no serviço público: Remuneração e Estabilidade.

Primeiramente o texto se encarregará de fazer considerações importantes de tudo que envolve a remuneração e os incentivos aos profissionais. Posteriormente será feito um adendo quanto à estabilidade normalmente encontrado no serviço público. Termina-se com uma análise da motivação e satisfação profissional dos já servidores públicos com relação estabilidade e remuneração. Por fim, se finda o presente trabalho com as conclusões a respeito da importância do aprimoramento de novos incentivos aos servidores, visto que, os já conquistados, como remuneração básica e estabilidade já não geram motivação.

2 – TIPOS DE REMUNERAÇÕES

Ninguém trabalha de graça. Como parceiro da organização, cada funcionário está interessado em investir com trabalho, dedicação e esforço pessoal, com os seus conhecimentos e habilidades, desde que receba uma retribuição adequada (CHIAVENATO, 1999).

As pessoas de forma natural esperam que o trabalho seja um meio de conquistar seus objetivos, e que através dele se torne possível custear suas necessidades básicas. Mas muitas são as reclamações quando se questiona se o profissional é bem recompensado, pois é possível notar que o nível de insatisfação é muito grande para a maioria dos profissionais. Dentre as várias formas de recompensar uma pessoa pela sua prestação de serviços, encontraremos a remuneração, o incentivo, a recompensa e o salário.

2.1 – Remuneração

Oliveira e Medeiros (2011, p. 76) definem remuneração citando Otha (apud LIMONGI-FRANÇA, 2007a) como sendo “uma das formas de recompensa ao trabalho de uma pessoa. A remuneração inclui: salário, remuneração indireta, benefícios (como assistência médica) entre outros; e salário é a parte fixa da remuneração paga periodicamente em dinheiro”.

A remuneração total é composta pela:

 Remuneração Básica: Representa aquele salário mensal ou salário por hora, pago ao trabalhador que o recebe de forma regular.

 Incentivos Salariais: Bônus e a participação nos resultados podem ser exemplos desses incentivos utilizados para recompensar alguém que tenha alcançado resultados importantes dentro da organização.

 Benefícios: São também chamados de remuneração indireta e são dados através de vários programas.

De acordo com Bergue (2007) a remuneração no setor público tem em sua composição o salário, adicionais e gratificações. Indenizações, prêmios e licenças-prêmio concedidas em dinheiro não fazem parte da remuneração do setor em questão, uma vez que não representam contrapartida de trabalho.

2.2 – Recompensa

Amorim, Ferreira e Abreu nos falam em seu artigo “Sistemas de recompensas e suas influências na motivação de servidores públicos”, que as empresas precisam adequar às formas de recompensa que serão oferecidas aos seus funcionários, uma vez que tanto os incentivos econômicos como os incentivos sociais são importantes para o indivíduo e, portanto, devem ser proporcionais.

Existem as recompensas do tipo financeiras (salário direto, prêmios e comissões, férias, DSR, gratificações etc.) e as não financeiras. Sendo assim pode-se analisar que a recompensa é como uma contrapartida da empresa seja ela pública ou não, visando reforçar a motivação e produtividade dos empregados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (76.5 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com