TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Multiparentalidade Consiste no Reconhecimento Jurídico da Relação de Parentesco Entre um Filho e Dois Pais

Por:   •  21/1/2020  •  Ensaio  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO : A multiparentalidade consiste no reconhecimento jurídico da relação de parentesco entre um filho e dois pais, duas mães, ou ainda dois pais e duas mães, tendo por substrato fático os laços de afetividade e, por fundamento jurídico, entre outros, o princípio do superior interesse da criança.

Ela não se encontra expressamente prevista no ordenamento jurídico brasileiro como entidade familiar. A Constituição Federal de 1988 trouxe três modalidades de família quais sejam: a casamentaria, a família formada pela união estável, e a família monoparental. Porém, é importante ressaltar que a CF não vedou o reconhecimento de outras entidades familiares. A jurisprudência tem feitio papel fundamental na aceitação quanto à socioafetividade como vinculo suficiente parental.

CARACTERISTICAS : A multiparentalidade consiste na possibilidade de alguém possuir em seus documentos pessoais, a um só tempo, dois pais, duas mães ou ainda dois pais e duas mães, decorrendo dai as várias relações de parentesco com irmãos, avós, tios, primos e etc, bem como as consequências lógicas, como a obrigação alimentar. A parentalidade socioafetiva pode ser definida como o vínculo de parentesco civil entre pessoas que não possuem entre si um vínculo biológico, mas que vivem como se parentes fossem.

Possui também como finalidade conferir legalidade e segurança jurídica a uma situação já estabilizada no mundo dos fatos. Com efeito, percebe-se que primeiramente o vínculo afetivo é formado, fazendo surgir no íntimo dos envolvidos o sentimento de filiação, para então buscar-se o seu reconhecimento jurídico.

A sentença que declara a multiparentalidade tem a mesma natureza jurídica daquela proferida em ação de investigação de paternidade. Assim, não se sujeita a condições, de modo que o parentesco se estenderá para todos os parentes dos envolvidos na filiação multiparental,  produzirá também efeitos no campo do direito previdenciário, direito das sucessões e em todos os outros nos quais a filiação possa influir.

Vale ainda ressaltar que a multiparentalidade está em perfeita harmonia com o princípio do melhor interesse da criança consagrado no ECA, a declaração de multiparentalidade deverá ser averbada no assentamento civil do filho, conforme preceitua o art. 10, II, da Lei Nº 10.406/02 - Código Civil Brasileiro.

FUNDAMENTOS: Ao indicar três formas de família em seu art. 226, a CF/88 quis prescrever que a família brasileira apresenta-se em diferentes formatos, pois sua finalidade precípua é favorecer o desenvolvimento pessoal de todos aqueles que a integram e, com tal objetivo, não poderia estabelecer configuração única, haja vista que nós, como indivíduos únicos que somos, possuímos inúmeros anseios e formas de ser, A CF indicou as modalidades de família no art. 226 em rol exemplificativo, sendo a entidade familiar um conjunto de características que constroem as diversas espécies de família.

A eventual hierarquização entre as parentalidades biológica e afetiva contraria diversos princípios constitucionais, entre os quais a dignidade da pessoa humana (art. 1º, III), a isonomia (art. 5º, caput e inciso I e 226 § 5º) e o livre planejamento familiar (art. 226, § 7º). Além disso, a hierarquia entre filiações contraria também o disposto no art. 1.593 do Código Civil, o qual, in verbis, dispõe que “o parentesco é natural ou civil, conforme resulte de consanguinidade ou outra origem”.

Vedando a CF/88 a distinção entre filhos, oriundos de vínculos genéticos ou afetivos, igualmente estaria vedada a distinção entre pais baseada nos mesmos critérios, a igualdade da filiação quanto aos filhos é também a igualdade quanto aos pais, pelo que não há razão jurídica para ser preferida uma origem de parentalidade em detrimento de outra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com