TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NATUREZA JURÍDICA, FINALIDADE E ORGANIZAÇÃO DA OAB

Por:   •  29/5/2015  •  Resenha  •  4.676 Palavras (19 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 19

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1 BREVE HISTÓRICO DA OAB        

1.1 HISTÓRICO DO ATUAL ESTATUTO        

2 NATUREZA JURÍDICA, FINALIDADE E ORGANIZAÇÃO DA OAB        

3 CONSELHO FEDERAL DA OAB        

3.1 VOTO E QUÓRUM        

3.2 COMPETÊNCIAS DO CONSELHO FEDERAL        

4 CONSELHO SECCIONAL        

4.1 COMPETÊNCIAS DO CONSELHO SECCIONAL        

5 SUBSEÇÃO        

6 CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS        

7 CONCLUSÃO        

8 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA        

BOM DESPACHO/MG

2015

INTRODUÇÃO

Será apresentada a história da instituição ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (sigla OAB), destinada a reunir e representar a classe profissional dos advogados em todo território brasileiro, executando atividades que buscam a promoção de direitos e deveres comuns.

Verifica- se a seguir, a origem da instituição, os importantes debates que resultaram no órgão privativo dos profissionais da advocacia, sua natureza e finalidade, bem como comentários do Código de Ética e Disciplina e seus Regulamentos, onde visam fiscalizar a ética profissional e como a mesma se faz sentir entre os membros da classe advocatícia.

Também apontará o presente trabalho, dos órgãos competentes a colaborar com a evolução e eficiência da OAB, que são: o Conselho Federal, o Conselho Seccional, Subseções e a Caixa de Assistência dos Advogados, com suas finalidades e composições dos seus membros.


1 BREVE HISTÓRICO DA OAB

Na tradição francesa, a palavra Ordem, que foi adotada na denominação da entidade brasileira, vincula-se à organização medieval, como conjunto estatutário que ordena um modo de vida reconhecido pela Igreja, semelhante às ordens de cavalaria. O advogado era o cavaleiro em leis, assimilável aos cavaleiros militares que iam ao combate para defender os pobres e humildes[1].

Em 1.827, decretada pela Assembleia Geral, foi sancionada pelo Imperador D. Pedro I a Lei que criou os dois primeiros cursos jurídicos no Brasil, sendo em São Paulo um e o outro em Olinda, que poderiam conferir os graus de bacharel e doutor.

No dia 7 de agosto de 1.843, fundou-se o Instituto da Ordem dos Advogados Brasileiros, associação civil com a finalidade de congregar os profissionais da advocacia, com vistas à criação da Ordem dos Advogados, (aprovado pelo Imperador D. Pedro II, mediante aviso do Ministro de Estado da Justiça, Honório Hermeto Carneiro Leão). Segundo o art. 2º, “o fim do Instituto é organizar a Ordem dos Advogados, em proveito geral da ciência da jurisprudência”. Nesse período, elegeu-se a primeira diretoria, tendo como presidente Francisco Gê Acaiaba de Montezuma, que exerceu o cargo até 1.851.

Em seguida, 1.880, foi apresentado ao Legislativo da Corte (ainda no Império), o Projeto de Lei nº. 95, com intuito de criar a Ordem dos Advogados do Brasil.

Mas é em 18 de novembro de 1.930 que se deu a criação legal da Ordem dos Advogados do Brasil, em virtude da inserção do art. 17 no Decreto nº. 19.408 do Governo Provisório, que teve força de lei. Destinava-se a ser o órgão de disciplina e seleção da classe dos advogados, não sendo essa a finalidade da sua inserção, mas sim a de reorganização da Corte de Apelação do Distrito Federal.

Em 14 de dezembro de 1.931 foi aprovado o Regulamento da Ordem dos Advogados do Brasil, adotando-se este nome pelo Decreto nº. 20.784, cuja redação deve-se a Levi Fernandes Carneiro, primeiro presidente da entidade, possuindo como modelo o Barreau de Paris, para a organização da entidade, bem como para o paradigma liberal da profissão de advogado. Porém a consolidação do regulamento da OAB foi em 20 de fevereiro de 1.933, instalando o Conselho Federal da OAB sob a presidência ainda de Levi Carneiro.

O regulamento passou por várias reformas, vigendo até a entrada em vigor da Lei nº. 4.215/63.

Em 1.934, o Conselho Federal da OAB aprovou o Código de Ética Profissional, entrando em vigência em 15 de novembro do mesmo ano. Nessa época, o cadastro geral dos advogados apontou a existência de 8.161 inscritos na OAB, em todo o País.

A Ordem dos Advogados do Brasil foi autorizada pelo Decreto-Lei nº. 4.563 em 1.942 a instituir a Caixa de Assistência, em benefício dos profissionais nela inscritos.

A Constituição Federal de 1.946, pela primeira vez, referiu expressamente a OAB, determinando sua participação nos concursos públicos para ingresso na Magistratura.

Em 1.956, o presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira assinou, no recinto da Ordem e perante o Conselho Federal, e ao término do Presidente Miguel Seabra Fagundes, a mensagem ao Congresso Nacional encaminhando sem qualquer alteração o projeto do novo Estatuto da OAB. A comissão que o redigiu foi composta de Nehemias Gueiros (Conselheiro, no Congresso Nacional), relator, Themistocles Marcondes Ferreira, Alberto Barreto de Melo, C. B. Aragão Bozano, J. M. Mac Dowell da Costa e C. A. Dunshee de Abranches, decorrente do anteprojeto aprovado pelo CFOAB no dia 8 de maio desse ano. Acompanhou o projeto, no Congresso Nacional, o Conselheiro Nehemias Gueiros. Na Câmara dos Deputados, foi relatado pelo Deputado Milton Campos, e no Senado Federal, pelo Senador Aloysio de Carvalho Filho.

A 1ª Conferência Nacional da OAB foi realizada em 1.958, no Rio de Janeiro.

No dia 27 de abril de 1.963 foi sancionada a Lei nº. 4.215 (o segundo Estatuto) pelo presidente João Goulart, com um único veto. Passou a OAB durante toda a década de sessenta, a promover sua implantação e a atuar institucionalmente, em todo o País e de modo crescente, na defesa dos direitos humanos violados pelo novo regime militar. Houve várias alterações nesta lei.

Em 1.972, os presidentes dos Conselhos Seccionais formalizaram o compromisso de lutar pela preservação dos direitos humanos maculados pelo regime militar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)   pdf (191.6 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com