TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PETIÇÃO INICIAL AULAS PRATICAS ESTAGIO

Por:   •  10/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.903 Palavras (20 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1][pic 2][pic 3]

ABUSO DE AUTORIDADE- HABEAS CORPUS

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA .... VARA CRIMINAL DA COMARCA DE ..... ESTADO DE .......

CHIFRONILDO, brasileiro, pedreiro, Estado Civil, RG.....,CPF......., morador nesta cidade na avenida...., nº....,bairro;........., telefone.............., e-mail......, vem até vossa excelência impetrar Ordem de Habeas Corpus em favor de seu irmão CORNELIO, brasileiro servente, estado civil....., RG..., CPF.....,telefone......pelos seguintes motivos:

  1. O senhor CORNELIO, foi preso por policiais civis quando estava de saída de sua residência e entrava em seu carro.
  2. A prisão do paciente é ilegal porque não havia ordem judicial e ele não estava em fragrante delito, como diz a constituição federal no artigo 5º, cuja redação é a seguinte:

“Art, 5º todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguinte:

LXI-ninguém será preso senão em fragrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciaria competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei;

LXII- a prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente ao juiz competente e à família do preso ou à pessoa por ele indicada;

LXIII- o preso será informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistência da família e de advogado;

LXIV- o preso tem o direito à identificação dos responsáveis por sua prisão ou por seu interrogatório policial;

LXV- a prisão ilegal será imediatamente relaxada pela autoridade judiciaria;

LXVI- ninguém será levado à prisão ou nela mantido, quando a lei admitir a liberdade provisória, com ou sem fiança;

LXVII-não haverá prisão civil por dívida, salvo a do responsável pelo inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentícia e a depositário infiel;

LXVIII- conceder-se-á “habeas-corpus” sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder;

3. Assim peço que a vossa Excelência atenda este pedido de habeas corpus para mandar soltar imediatamente o paciente CORNELIO, preso ilegalmente na ...... delegacia de polícia, conforme é de direito e de justiça.

Local e data

  1. Chifronildo

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE .....

Gatonilda sol, nacionalidade, estado civil, advogada, escrito na ordem dos advogados sob o nº....., com escritório na rua da felicidade, nº....., bairro...., na cidade de....., Estado de ...., telefone......., e-mail......, vem com fundamento nos art. 5º LXIII da CF e  648, I do CPP, impetrar:

HABEAS CORPUS

Em favor de bruxonildo contra ato do MM. Juiz da vara criminal da comarca de ................., pelos motivos que seguem:

DOS FATOS

        O paciente foi processado e, posteriormente condenado por ter “supostamente” cometido o crime descrito no art. 1º, §4º I e II da lei nº9.455/97.

        Consta do processo que no dia dos fatos, ocorria uma rebelião no presidio onde o paciente trabalhava e, por ordem de seu superior, o paciente imobilizou com ataduras de pano dois dos detentos, que se mostravam muito agitados. Hora e meia depois, os dois detentos foram soltos e levados para a realização de exames de corpo delito, onde se constatou que as lesões eram bem leves e provocadas pela própria movimentação dos detentos.

Mesmo assim, os detentos afirmaram terem sido torturados pelo paciente e, diante dos fatos narrados, foi ele processado e condenado, cumprindo pena no presídio “G”.

Dias atrás, um detento foi posto em liberdade e procurou à família do paciente dizendo ter sido obrigado pelo outro detento a dizer que tinha sido torturado, já que este não gostava do paciente, mas que na verdade, o paciente fez de tudo para não os machucar.

Essas declarações foi colhida numa justificativa criminal.

DO DIREITO

        Entretanto, a condenação constitui uma coação ilegal contra o paciente, eis que o mesmo cumpriu obediência ao seu superior hierárquico conforme preceitua o art.22 do CP senão vejamos:

“ Art. 22. Se o fato é cometido sob coação irresistível ou em estrita obediência a ordem, não manifestamente ilegal, de superior hierárquico, só é punível o autor da coação ou da ordem”.

Desta forma, é evidente a excludente de culpabilidade do paciente, pois o mesmo cumpriu ordem em estrita obediência.

Conforme entendimento predominante na jurisprudência:

TACRSP: “não deve responder ao processo de responsabilidade o servidor que, comprovadamente, apenas cumpriu ordem com visos de legalidades que lhe foi dada por superior hierárquico, no âmbito de sua competência”. (RT388/316) 08000318000

Ademais, não existe justa causa para a condenação do paciente, pois ao longo do processo foi verificada a inexistência do crime, em declaração colhida numa justificativa criminal, feita por um dos detentos.

Fato em que o detento teria inventado toda a história para prejudicar o paciente em questão.

É evidente que cabível a concessão de habeas corpus em decorrência de constrangimento ilegal, nos termos do dispositivo, assim representado pelo Art. 648, I CPP, senão vejamos:

“Art. 648. A coação considera-se –à ilegal:

  1. Quando não houver justa causa”

Portanto, há ausência de fumus boni júris para a prisão do paciente, assim também entende a jurisprudência:

        STF: “O habeas corpus é meio idôneo para afastar constrangimento ilegal decorrente de nulidade verifica em processo já findo, não podendo ser recusado seu conhecimento sob o fundamento de que cabível revisão criminal”. (RT 656/356).

DO PEDIDO

        Diante do exposto requer que seja concedida a ordem impetrada com base nos art. 647 e 648, I do CPP, decretando-se a cassação da sentença, com a concessão do respectivo alvará de soltura do paciente, por ser medida de inteira JUSTIÇA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)   pdf (209.6 Kb)   docx (41.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com