TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A POLÍTICA

Por:   •  10/3/2019  •  Monografia  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 2

Ficha técnica

• Título: Enemy of the State (Inimigos do Estado)

• Diretor: Tony Scott

• País de origem: Estados Unidos da América

• Ano: 1998

• Atores principais: Will Smith, Gene Hackman, Regina King, Loren Dean, Lisa Bonet, Barry Pepper, Jake Busey, jon voight.

Tema principal e cenas marcantes

• Sobre os direitos individuais: No inicio do filme já tem uma quebra de Direitos Individuais nítida, pois quando o ator não concorda com a lei que estava sendo projetada, é assassinado. E também pelo fato de que a lei iria permitir que uma pessoa investigasse outra sem mandado ou autorização prévia de qualquer cidadão. E em diversas cenas, quando são monitorados via câmeras, telefones grampeados, monitoramento via satélite e etc. Com todas essas cenas podemos ver sobre os direitos individuais sendo violados, ou seja, uma lei sendo quebrada por governantes, políticos que deveriam seguir a lei de forma correta.

Em certos momentos do filme a esposa de Dean (Will Smith) faz questionamentos críticos sobre a lei que estava sendo falada na televisão, pois estavam falando que era para a Segurança Nacional contra ameaças terroristas, a crítica dela se refere a qual seria o agente que determinaria o que seria uma ameaça terrorista ou uma ameaça para o país.

Percebe-se também uma violação dos Direitos Individuais quando a máfia tinha tanto interesse em pegar de volta a fita, que provocam espancamentos e pressão para obter o que querem.

• Envolvendo negócios entre o Estado, pessoas e instituições privadas: Podemos ver que ao decorrer do filme,negócios do estado, pessoas e instituições privadas se misturam, pelo fato de que, existem muitas ameaças sobre todos os acontecimentos, e pelo monitoramento. Robert Dean foi usado até as últimas consequências, até perceber o motivo pelo qual tudo aquilo estava acontecendo e fazer como eles, usar das tecnologias pra ganhar o jogo. Ele viu sua privacidade sendo invadida de uma maneira sórdida. Considerando o significado de privacidade temos: Intimidade pessoal ou de grupo definido de pessoas . Mas se pararmos para analisar, todos os dias temos nossa privacidade invadida pelos que detêm o poder. Onde quer que vamos, existem câmeras para nos filmar. E como estamos tão ligados em outras informações, acaba passando por despercebido, nossos passos ficam gravados sem ao menos percebemos, com isso nossa privacidade intimidade, acaba sendo revelada.

• Que envolvem as relações políticas: A constituição é critica por meio da política, como por exemplo, para obter a fita o governo faz uma política para que tenham planos para resolver algo do próprio interesse. Porém a política obtida não é justa, faz com que crie laços de inimizades, espancamento, medo e etc. Ou seja, a política é uma arte de organização de planos, para fazer e concluir trabalhos de interesses.

• Que colocam em discussão o papel do Estado: O papel do estado é critico no filme pelo fato das leis serem violadas pelos próprios governantes e advogado, por não estarem seguindo a lei que está em vigor. Isso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (32.8 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com