TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRISÃO, MEDIDAS CAUTELARES E LIBERDADE PROVISÓRIA

Por:   •  7/11/2021  •  Resenha  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 3

IGUALDADE RACIAL MITO OU VERDADE

Ao se tratar sobre igualdade racial, logo, imagina-se uma sociedade em que diferentes grupos étnicos e raciais convivam com total harmonia e respeito entre si, sem distinções ou desigualdades, mas isso é uma realidade bastante diferente do qual vivenciamos. Em uma breve busca sobre a definição de igualdade racial pode-se encontrar que: ‘’A igualdade racial é um conceito baseado na ideia de que todos os homens são iguais e de que não existem diferentes raças humanas. Todos os grupos étnicos devem ter os mesmos direitos e deveres enquanto cidadãos’’. Algo com um significado bastante contraditório com o que vemos nos dias de hoje.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população negra compõe mais que a metade da população brasileira, com um percentual de 54%; as chances de um negro ser analfabeto são de cinco vezes maior que a de um branco; somente uma a cada quatro pessoas com ensino superior são negras e que 70% da população brasileira que vive em situação de extrema pobreza são de pele negra. Apenas com esses dados pode-se facilmente observar a grande desigualdade que predomina em nossa país. No meio político os dados são mais alarmantes, a representatividade negra nos poderes legislativo, executivo e judiciário é quase nula. De acordo com dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apenas 30% dos senadores, 20% dos deputados federais, 15,4% dos juízes, 0% ministros do STF e 0% ministros do executivo são negros.

A desigualdade racial é um resquício de algo que sempre esteve presente em nosso país, mesmo após a abolição da escravatura com a Lei Áurea em 1888, negros e mestiços sempre foram submetidos a inferiorização dos brancos. Diversas leis, ordenamentos e vários movimentos foram criados para a asseguração de direitos, deveres e para a proteção do negro no Brasil, mas o que mais se vê é que a cada dia a segregação racial se assevera, aprofundando a desigualdade social no país.

No dia 21 de julho de 2010, foi promulgada o Estatuto da Igualdade Racial, o qual exerce um conjunto de regras e princípios jurídicos que visam a coibir a discriminação racial e a estabelecer políticas para diminuir a desigualdade social existente entre os diferentes grupos raciais. Garantindo a população negra direitos, oportunidades e um importantíssimo instrumento de combate à discriminação.

Gustavo Pereira Marques, mais conhecido na cena do rap como ‘’Djonga’’, entre diversas músicas feitas em prol ao antirracismo, cita em Favela Vive 3:

No século 21, a cada 23 minutos morre um jovem negro e você é negro que nem eu, pretinho, ó. Não ficaria preocupado? Eu sei bem o que 'cê pensou daí, rezando não 'tava, deve ser desocupado, mas o menor 'tava voltando do trampo, disseram que o tiro só foi precipitado.

Em uma campanha feita pela Organização das Nações Unidas (ONU), retirando números do Mapa da Violência, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), afirma o que foi citado pelo rapper, a cada 23 minutos morre um jovem negro no país. Cotidiano vivido nas periferias das grandes capitais, onde qualquer pessoa negra pode ser facilmente alvejada apenas pela cor de sua pele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com