TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA JURÍDICA

Por:   •  27/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 2

1º) Reflexão: Interprete a seguinte afirmação

“Para a psicanálise o homem não é, mas torna-se capaz de se submeter às normas do dever ser ou normas jurídicas”

“O homem é o lobo do homem” é uma frase tornada célebre pelo filósofo inglês Thomas Hobbes, que significa que o homem é o maior inimigo do próprio homem. Partindo dessa premissa, podemos identificar a natureza selvagem escondida em todos nós.

Para a psicanálise o homem não é, mas torna-se capaz de se submeter às normas do dever ser ou normas jurídicas, ou seja, sua natureza selvagem é domesticada pela vida em sociedade. Seus instintos e seus pensamentos são amaciados, dando-lhe em troca a chance de conseguir ascender em um meio social a qual ele quer se encaixar.

Inserido nessa sociedade, aceitando o pacto social, deixando para trás a irracionalidade e tentando levar uma vida racional, o homem se molda em prol de princípios, regras e leis dos quais ele não participou na criação, e sim aceitou para conseguir viver.

A adaptação é uma das maiores habilidades dos seres humanos, com ela somos capazes de viver na selva, no mar, no gelo, no deserto e em sociedade, fortalecendo-nos e fazendo com que a qualidade de vida aumente, gerando uma troca benéfica ao homem, porque, mesmo ele estando perto de outro lobo, a domesticação social faz a paz sobrevir, e com a coletividade, ter uma progressão de vida muito maior do que a de um lobo solitário.

2°) Estabeleça uma relação entre o conteúdo das aulas e o vídeo de entrevista do Francisco de Assis Pereira, o Maníaco do Parque. Mencione como o inconsciente atuou (ou não – explique) nas condutas criminosas de Francisco.

Francisco de Assis Pereira, o Maníaco do Parque, é um assassino em série da cidade de São Paulo, tendo estuprado e matado, pelo menos, seis mulheres e tentou assassinar outras nove em 1998.

Como o Maníaco do Parque consegue tal comportamento? Como um assassino consegue dormir sem pesadelos? Como, após todos seus crimes, Francisco consegue afirmar com certeza que “irá para o céu”?

Francisco era um sujeito frio e ardiloso, onde premeditava todos os seus ataques, buscando a justificativa de suas barbáries nas próprias vítimas, conseguindo, então, se distanciar do sentimento de culpa, fugindo da penitência moral a qual, em vias normais, estaria fadado a punição.

Para o assassino, devido a uma interpretação errada da realidade, os atos que praticou, são para ele, de certa forma, toleráveis. Seu consciente não consegue discernir onde está a linha entre o crime e a justiça. Seu inconsciente trabalha para saciar seus desejos tenebrosos.

Há de convir que para Francisco viver em sociedade não é viver pelas regras desta sociedade, e sim pelas regras do Maníaco. Psicologicamente, Francisco está desiquilibrado, seu único limite são suas próprias leis, as quais, inconscientemente produzidas e conscientemente seguidas apenas por ele, ao esbarrar em alguém vulnerável, serão aplicadas e, de uma maneira simples, não haverá culpa, porque seu inconsciente não permite.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (32.5 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com