TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Palestra Mobilidade

Por:   •  10/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 2

Em 5 de Outubro de 2018, durante  a semana do Simpósio Internacional de Pesquisa e XVI Encontro de Iniciação Científica do UniCEUB, Encuca, ocorreu a palestra sobre mobilidade urbana, palestra dirigida por um especialista sobre o assunto de Coimbra.

Primeiramente é importante ressaltar o que seria mobilidade urbana, ou seja, a condição que permite o deslocamento das pessoas em uma cidade. Tal assunto é de imensurável importância, posto que na atualidade a mobilidade não se demonstrada como um movimento fluido e prático. Por tanto, diversos especialistas buscam soluções de mobilidade com o intuito de deixar a vida das pessoas mais fácil.

A questão é que cada vez mais as cidades estão perdendo a capacidade de permitir que as pessoas se movam com qualidade. Por este motivo, o tema mobilidade urbana passou a ser repensado. Há interesse em trazer de volta o seu sentido primário e original, para melhorar a qualidade de vida das pessoas de forma sustentável. Isso inclui aspectos econômicos, sociais e políticos.

Para atingir esses objetivos, o poder público precisa se comprometer oferecendo à população um plano de mobilidade urbana, que traça providências e mira um espaço público no futuro com muito mais qualidade de vida, a chamada mobilidade urbana sustentável. Assim sendo plano de mobilidade urbana é um conjunto de diretrizes pensadas para melhorar o deslocamento das pessoas em uma cidade de forma sustentável e de olho em resultados positivos na qualidade de vida.

Mesmo buscando por meio de transportes públicos a solução da mobilidade urbana tal transporte não resolveu os problemas porque não dá a muitos cidadãos a conveniência desejada. Por isso devemos analisar as políticas de acessibilidade urbana passaram a repensar a maneira como construir uma infraestrutura capaz de dar fluidez ao deslocamento dessas pessoas.

Parte do conjunto de soluções para obter um espaço público mais acessível são calçadas confortáveis e niveladas, sem buracos ou obstáculos, ruas com marcações para deficientes visuais, corrimão e alternativas que permitem o deslocamento seguro e estável.

Em vista disso, a dúvida que resta é: Como redesenhar o sistema viário urbano? O palestrante traz diversas possibilidades capazes ilustrar uma possível inovação do sistema viário tais como: a redução gradual de estacionamentos (e vias de circulação) em estímulo/resposta com as transferências para modos mais sustentáveis, definir espaços adequados para entrada e saída de passageiros (viagens partilhadas),canais próprios, contínuos, separados e seguros para micro-mobilidade (incluindo desenho adaptado em rotatórias), além da forte redução da receita federal: Substituir impostos sobre Combustíveis por um esquema de taxas de uso das vias para manter a receita fiscal e induzir comportamentos de mobilidade sustentável.

Diante exposto, é possível vislumbrar diversos impactos que serão induzidos por essas mudanças, tais como o estilo de vida, nas decisões de localização dos empregadores, comércio, lazer e outros serviços, além dos planos de urbanização e outros instrumentos de regularização dos usos do solo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com