TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Presença de uma Disciplina de Filosofia no Curriculum do Curso de Direito

Por:   •  23/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

A Presença de uma Disciplina de Filosofia no Curriculum do Curso de Direito

Para mim foi muito importante ter desenvolvido ao longo desses anos acadêmicos o estudo da filosofia como um todo, e principalmente no campo do direito. No começo da faculdade, eu não entendia realmente para que seria necessário esse estudo dentro da minha área, mas acredito que a partir da Filosofia 2 é que fui entendendo o porquê daquilo tudo. Fui me questionando sobre muitas certezas que eu tinha dentro do direito e até fora dele. A minha ideia de “justiça”, rígida e concreta, caiu por terra e comecei a olhar para o outro com mais humanidade e sabedoria. Questionamentos sobre valores, ética e moral foram suscitados e me fizeram olhar para as minhas dificuldades frente a isso.

A existência humana é permeada por questionamentos éticos que requerem desafios e respostas urgentes; tais questionamentos evidenciam a existência de uma realidade factual (“aquilo que é”) e de uma realidade normativa (“aquilo que deve ser”). Na tentativa de transformar “aquilo que é” em “aquilo que deve ser” o homem se apresenta como um ser moral. Eis o que estabelece a condição moral do ser humano, ou seja, o fato do mesmo necessariamente estar projetado para o dever ser. Dessa forma, a filosofia entra em cena para conseguir balancear e nortear todos esses questionamentos e, para conduzir a melhor aplicabilidade do direito à sociedade e suas necessidades.

Por fim, pode-se dizer que a filosofia é um incentivo ao estudante de direito para combater o que já está determinado, deixando de ser um mero espectador da realidade jurídica atual, para participar ativamente dos processos de mudança do ordenamento jurídico, enquanto operador do direito, de maneira consciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com