TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prova de Lógica

Por:   •  24/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.062 Palavras (5 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 5

A prova baseada nos conhecimentos de logica apontados pelo professor em sala de aula e material disponibilizado, tendo-se por referencia os textos dos livros: “Cadeno 1- Meugnin é otiepsus, mas será ele Odapluc?”, onde ninguém é suspeito mas será culpado, e “ Caderno 2- Meugnin é odapluc, mas será ele odanednoc?”, onde ninguém é culpado, mas será condenado. Nos caso entralizado nos cadernos, há um crime, que é interpretado de varias formas, devido a falta de autoria de materialidade, onde é debatido, sob o prisma da lógica, se Meugnin seria responsável pela morte de Sadot.

Primeiramente, destaca-se que a qualidade e quatidade são classificadas em quatro tipos de proposições categóricas: Quanto a quantide, temos as Proposições Universais, onde o termo sujeito se refere a toda classe por ele abrangida. Quanto a qualidade, temos as Proposições afirmativas, onde o termo predicado é afirmado do termo sujeito e as Proposições Negativas, na qual o termo predicado é negado do termo sujeito. Resumindo, temos que no estudo, existem os seguintes tipos de proposições: A- Universal afirmativa: Todo S é P. E- Universal negativa: Nenhum S é P. I- Particular afirmativa: Algum S é P e O- Particular negativa: Algum S não é P.

Ao analisar o quadro de oposições dado na questão em lide, interpretado conforme o texto “ Meugnin é Otiepsus [...]”, explica-se o enunciado da seguinte forma, devendo-se levar em consideração que as duas proposições são opostas quando têm o mesmo sujeito e o mesmo predicado,  mas diferem em quantidade ou em qualidade, ou em quantide e qualidade ao mesmo tempo:

As preposições Contrárias possuem a mesma quantidade, sendo ambas universais, mas diferem quanto á qualidade, sendo uma afirmativa: A ( Se matar, deve ser preso), e outra negativa: E (Se matar, preso não deve ser).

As Subcontrárias possuem a mesma quantidade, sendo ambas particulares, mas diferem quanto á qualidade, sendo uma afirmativa: I (Meugnin matou e deve ser preso) e outra negativa: E ( se matar, preso não deve ser).

As Subalternas possuem a mesma qualidade ( ambas afirmativas ou ambas negativas), mas diferem quanto á quantidade, sendo uma universal e a outra particular. As afirmativas A- ( Se matar, deve ser preso), e I ( Meugnin matou e deve ser preso) e as negativas E ( Se matar, não deve se preso) e O ( Meugnin matou e não deve ser preso).

As contraditórias são proposições que possuem tanto a quantidade quanto a qualidade diferentes. A universal afirmativa A ( Se matar, deve ser preso) e particular negativo o ( Meugnin matou e não deve ser preso) e a particular afirmativo E ( Meugnin matou e deve ser preso) e universal negativo I ( Se matar, preso não deve ser).

Destarte, chega-se a conclusão que há acerto das expressões de forma parcial, sendo notado que as premissas: “A” universal afirmativa, P → Q, que pode ser lida como “ Se matar, deve ser preso” e a terceira “I” que é particular afirmativo, P e Q, que pode ser lida como “ Meugnin matou e deve ser preso” são únicas corretas.

A condenação universal negativa (¬[ P →Q]) e particular negativo ( P →¬ Q; ¬ [ P e Q]; ¬ P e ¬Q) , dada no quadro de oposições estão erradas, sendo que o modo correto, respectivamente, seria P →¬Q, que pode ser lida como “ se matar, preso não deve ser” e P e ¬ Q, que pode ser lida como “ Meugnin matou e não deve ser preso”.

A condenação de Meugnin pela morte de Sadot fundamentou-se a partir de duas premissas: a) Meugnin veio de onde se escutou o tiro; b) O tiro escutado neste local causou a morte de Sadot; Conclusão: Este tiro matou Sadot. Logo, Meugnin matou Sadot.

Na primeira premissa, temos um sujeito particular e predicado afirmativo. Ali não há distribuição do termo médio, não havendo em toda oração á distribuição deste termo. A conclusão é falaciosa, um vez que os termos de conexão que a formam pelas premissas decorrem do silogismo falacioso, justamente por não haver a distribuição deste termo médio.

Não foi obervado no silogismo do fato os contrários, os subcontrários, os contraditórios e as alternações. Como não houve a distribuição do termo médio, a narrativa dos fatos que levaram a determinação da autoria de meugnin decorreu simplesmente deste ter vindo de onde se escutou o tiro, não se observando os métodos científicos corretos do silogismo que deveriam ser aplicados ser aplicados ao caso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (58.3 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com