TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia

Por:   •  15/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE DE PSICOLOGIA

Alunas:

Júllia Nunes

Rafaela Fianco

Ana Clara Bellei

Maria Eduarda

Ana Laura Rabello

Carolina Nogueira

Cite e explicite os modos de subjetivação.

Os modos de subjetivação do sujeito foram explicados e exemplificados no texto “A sedução de Odisseu”. O primeiro sujeito, sendo ele o noético, se caracteriza por sua proximidade com a divindade. Estando inserido no racionalismo cartesiano, ele se caracteriza por ser um sujeito racional, e com traços de superioridade em relação ao cosmos. Ademais, visualiza o homem como o centro, como sendo irredutível à natureza imediata que o cerca. O sujeito reflexivo, é aquele que tem a consciência do eu, inserido no cenário do Cogito. Traz uma ideia de auto-reflexão, “penso, logo existo”. Torna-se evidente que a subjetividade é inerente ao homem, já que todos seriam considerados racionais.

Quanto ao epistêmico- reflexo, traz a concepção do homem como reflexo do externo. O conhecimento do sujeito se origina das experiências vividas, sendo assim, o ambiente em que ele está inserido influência na sua definição como sujeito. Nesse momento, ele passa a ser o centro de um estudo específico, a psicologia. Isso se justifica em razão da complexidade com o que o sujeito se apresenta. Essa subjetividade seria adquirida através da experiência, esse contexto está inserido no empirismo inglês. 

Já o autonômico- transcendental, exige a construção do sujeito. O sujeito é livre, sendo assim, ao se deparar com outras liberdades, vai se ver imposto o dever de racionalizar, ou seja, de agir conforme a moral estabelecida, assim construindo a subjetividade. Esse contexto é o do criticismo kantiano. 

O sujeito reflexivo traz a ideia de que o homem é responsável por sua existência e pela conservação da mesma. Nesse momento de subjetivação histórica- racional, o homem através da auto- realização se torna um sujeito racional. O homem liberta o homem, sendo ele responsável pelo ato da sua subjetivação. 

Por fim, o sujeito histórico- expressivo é objetivado pela sociedade, uma vez que a partir dos institutos sociais a ética é “imposta” aos indivíduos. A complexidade das relações e a questão social estão relacionados diretamente com os indivíduos, se relacionando também com o meio em que estão inseridos. A quebra com a questão transcendental é responsável por tirar do sujeito a sua individualidade, o transformando em um sujeito abstrato que tem a sua racionalidade direcionada para a dominação da natureza e para a questão da funcionalização da sociedade.

Construa um texto apresentando a construção do conceito de sujeito.

A construção do conceito de sujeito, conta com uma multiplicidade de fatores que proporcionam á estruturação do mesmo. O conceito de sujeito surge com o mundo moderno, antes dessa época, haviam pessoas, cidadãos, indivíduos, mas não sujeitos. Tal conceito foi inaugurado com a ascensão da ideia de liberdade, pois ambos estão diretamente e fortemente interligados. Foi introduzido e difundido por Descartes e posteriormente, esse conceito foi lapidado por Kant, que foi quem teve a ideia de autonomia, que passa a ser uma caracterização imprescindível na composição do conceito de sujeito. A partir disso foi sendo observado e estudado que todo o mundo exterior, mas principalmente o lugar em que o individuo está inserido, influencia significantemente na formação do mesmo, afetando diretamente na construção do seu caráter, dos seus valores, costumes, hábitos, etc. Sendo assim, o termo sujeito implica na definição de um individuo único, singular, íntimo, autônomo e definitivamente insubstituível, possuindo experiências, percepções, sentimentos e consciências únicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com