TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Juridica

Por:   •  27/11/2016  •  Dissertação  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 4

LÓGICA JURIDICA

15/08: 1.o exercício complementar de avaliação

Leitura dos capítulos 3, 5 e 7 do livro "Psicologia Jurídica" (José Osmir Fiorelli e Rosana C. R. Mangini, Ed. Atlas, disponível em nossa biblioteca)

Após a leitura, respondam as questões abaixo:


1) Baseado no que está descrito no item 3.2.2, é possível atribuir uma pessoa como portadora de uma "mente criminosa"? Por que?

De acordo com o descrito no item 3.2.2, o que ocorre é uma mudança de comportamento de acordo com as emoções que estão sendo vividas, isto porque, não há personalidade normal e sim um conjunto de situações que fazem com que a pessoa possa ter uma atitude com maior ou menor intensidade, ocasionando um comportamento imprevisível sem indicar que a pessoa seja portadora de uma mente criminosa.


2) Quais são as sintomatologias mais comuns apontadas pela vitimologia (itens 5.2.1 e 5.2.2)? Baseado no que estudamos sobre conceitos de saúde mental, é possível ao Estado assumir os danos causados à sociedade por esses sintomas? Por que?

2.Nos itens 5.2.1 e 5.2.2, são sintomas comuns sofridos pela vítima: a sensação de impotência com relação ao que sofreu, e que nada pôde fazer para que o ato não ocorresse, a culpa por achar que de alguma maneira acabou chamando a atenção para o ato criminoso, ou mesmo contribuindo de maneira indireta com o delito; ansiedade e medo de que a situação possa se repetir, e depressão.

Estes sentimentos são um impacto psicológico que faz com que a vítima tenha suas forças reduzidas, tendo dificuldades para enfrentar e se readaptar a vida social.

2.1 Quanto ao Estado, ele tem responsabilidade de disponibilizar ações e programas necessários e eficazes para proteger o cidadão, afim de, melhorar a segurança pública, com o intuito de que tais delitos não ocorram.

No que tange aos danos causados a saúde mental, o Estado propicia a pessoa determinados cuidados para superar tais acontecimentos, através de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS)...


3) Qual é a diferenças (psicológica e legal) entre agressividade e violência, abordados no capítulo 7? Como seria possível reduzi-las a níveis mais seguros na sociedade brasileira?

Agressividade é um conjunto de condutas em que a pessoa age como se tudo fosse uma competição, por ser uma característica de sua personalidade, ela defenderá seu ponto de vista para garantir resultados positivos a ela.

Geralmente a pessoa agressiva tem atitudes impulsivas, principalmente quando é acometido por sentimentos negativos, como irritação, raiva, como um mecanismo de defesa a pessoa tende a um comportamento inesperado e impulsivo.

Essa agressividade pode ser advinda de motivos religiosos, culturais, familiares, por modelos constantemente mostrados pela mídia, e por todo apelo das redes sociais. O comportamento será moldado conforme as experiências vividas, com a educação e contexto sociocultural, legal e moral do meio em que ela vive, além dos próprios de fatores individuais.

No que se refere à violência, primeiramente nos remete a uma determinada conduta que causa dano a outra pessoa, prejudicando a integridade física com uso da força intencionalmente, chegando a atentar contra a vida de outrem.  Sendo praticada por qualquer pessoa, ou mesmo por pais, responsáveis, familiares, com o objetivo de ferir, lesar ou destruir a pessoa, deixando ou não marcas evidentes em seu corpo. Que ocorre quando se trata de violência sexual, a pessoa pode não apresentar sinais, o necessitando de auxílio do poder judiciário para obter provas concretas da ocorrência do abuso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (110.1 Kb)   docx (296.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com