TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Juridica

Por:   •  5/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.123 Palavras (5 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 5

   

[pic 1]

Atividade de avaliação a distância (AD)

Nome do aluno: EVERTON CANDIDO ALVES

Unidade de Aprendizagem: Psicologia Jurídica

Professor: Rosa Cristina Ferreira de Souza, Dra.

Orientações e critérios de correção

  • A linguagem utilizada em todos os textos das atividades deverá estar ortograficamente e gramaticalmente correta.  
  • É importante que você expresse sua compreensão, elaborando, sobre cada resposta, um raciocínio bem fundamentado.
  • As respostas que apenas se limitam a transcrever trechos do livro didático serão desconsideradas.
  • Citações diretas e indiretas são permitidas desde que não componham a maior parte da resposta e sim sejam utilizadas para reforçar seu argumento. Transcrições do livro didático e/ou de outras fontes deverão ser feitas conforme as regras da ABNT . (Acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul:  http://www.unisul.br/wps/portal/home/biblioteca/servicos/orientacao-trabalhos-academicos e veja como realizar citações e referências). (Material também disponível também na Midiateca).
  • Cópias parciais ou integrais da internet sem a devida citação serão desconsideradas sem o direito ao refazer.
  • Em caso de atividades iguais, todos os envolvidos receberão nota ZERO, e não terão oportunidade de refazer.

  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA). Publique na ferramenta AVALIAÇÃO.
  • Não serão aceitas avaliações enviadas por e-mail e depois do prazo final estipulado no cronograma da disciplina (sugerimos o envio com no mínimo 2 dias de antecedência antes do prazo final).
  • Consulte o Plano de Ensino da Unidade para conhecer mais detalhadamente os critérios de correção desta Avaliação, antes de respondê-la.

OBS: Dúvidas em relação ao enunciado das questões ou do conteúdo do livro didático devem ser enviadas pela ferramenta PROFESSOR.

Boa avaliação!

Questão 1: A Psicologia define como objeto de estudo e intervenção a subjetividade humana, incluindo nesta todos os fenômenos psicológicos. A partir de seus estudos, cite e explique as características fundamentais da subjetividade humana, apresentando dois exemplos que podem ser considerados fenômenos psicológicos. (2,0 pontos)

Resposta questão 1 (até 8 linhas):

A subjetividade é o mundo interno de todo e qualquer ser humano. É composto por emoções, sentimentos e pensamentos.

A subjetividade é o conjunto de ideias, significados e emoções que, por serem baseados no ponto de vista do sujeito, são influenciados por seus interesses e desejos particulares.

Sensação e percepção são conceitos fundamentais em psicologia. Sensação está subjacente a capacidade dos organismos de experimentar a realidade externa, enquanto a percepção permite aos organismos interpretar estímulos externos

Questão 2: 

A psicologia e o direito parecem dois mundos condenados a entender-se [sic]. A psicologia vive obcecada pela compreensão do comportamento humano, enquanto o direito é o conjunto de regras que buscam regular esse comportamento, prescrevendo condutas e formas de soluções de conflitos, de acordo com os quais deve plasmar-se o contrato social em que se sustenta a vida em sociedade. (SOBRAL FERNÁNDEZ et al., 1994 apud CHAVES, 2014, n.p).

Fonte: CHAVES, Ivan. Reflexão sobre psicologia no curso de direito no Brasil. Revista Científica eletrônica do Curso de Direito, São Paulo, n. 6, jul. 2014. Disponível em: http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/4oYtwTydrR96lEb_2019-2-28-17-51-7.pdf. Acesso em: 10 maio 2020.

Considerando os saberes da Psicologia e do Direito e a necessidade de atuação interdisciplinar responda (3,0 pontos):

  1. Como o saber Psicológico contribui com o saber jurídico? Explique.

A psicologia ajuda a interpretar e compreender determinadas atitudes baseadas no emocional do indivíduo. Dessa forma quando o Direito se utiliza dos conhecimentos da Psicologia ganha uma abrangência muito maior e pode interpretar as situações apresentadas ao interprete do Direito com muito mais propriedade não atendo-se somente a Lei escrita, positivista, demonstrando que as duas áreas de conhecimento podem compartilhar o mesmo objetivo e contribuir para um entendimento mais amplo da situação apresentada.

  1. Cite duas situações nas quais a Psicologia pode atuar conjuntamente com o Direito e explique de que forma a Psicologia auxiliaria em cada situação.

A psicologia pode com certeza atuar em conjunto com o Direito, e até por que não dizer fundamental para a prática jurídica. Podemos citar importantes colaborações nas áreas da cidadania e violência. Nas violências domésticas onde o Direito Penal se faz necessário um inter-relação da Psicologia com o Direito,  de diversas formas, como na avaliação de suspeitos, compreensão das motivações do crime e detecção de comportamentos perigosos.

Resposta questão 2 (até 10 linhas ao todo A+B):

Questão 3:  

A Maioridade penal é um assunto que instiga o censo crítico da população Brasileira que por sua vez manifesta distinta opiniões, dividida pelos que são favoráveis a concretização do Projeto de redução da maioridade penal e os que lutam para que tal projeto não entre em vigor. (PENHA, 2020, on-line)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (150.8 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com