TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESPONSABILIDADE CIVIL PELA PERDA DE UMA CHANCE NO DIREITO BRASILEIRO

Por:   •  11/10/2020  •  Resenha  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 3

Artigo: A RESPONSABILIDADE CIVIL PELA PERDA DE UMA CHANCE NO DIREITO BRASILEIRO

Referência: “A responsabilidade civil pela perda de uma chance no direito brasileiro” de ANDREASSA JUNIOR, Gilberto. Disponível em: http://andreassaeandreassa.adv.br/wp-content/uploads /2013/01/artigo13.pdf>Acesso em   08 de setembro de 2020.  

a) INTRODUÇÃO

O artigo em análise é fruto de debates que vem ocupando os Tribunais pátrios, pois alguns destes sustentam a existência de responsabilidade civil pela perda de uma chance, enquanto outros defendem a ausência de fundamentação legal para o reconhecimento da referida responsabilidade.

O autor escreveu sobre o surgimento e conceito da teoria, pontuando a tendência da Jurisprudência no nosso país.

b) DESENVOLVIMENTO

O extenso número de demandas judiciais envolvendo o instituto da responsabilidade civil demonstra a existência de injustiças sociais não solucionadas diante da dificuldade de se apontar, de forma precisa, os elementos básicos da responsabilidade civil no caso concreto.

Assim, visando a satisfação integral da vítima, surge no ordenamento jurídico a chamada teoria da perda de uma chance.

A referida teoria é utilizada nos sistemas mais evoluídos do mundo, porém, ainda há divergências quanto à sua aplicação pois, na maioria das vezes, a reparação ocorre com fulcro em danos abstratos.

A responsabilidade civil pela perda de uma chance tem origem na jurisprudência francesa e inicialmente foi denominada como a chance de uma cura, sendo limitada à casos de responsabilidade médica.

O Judiciário francês e italiano enfrenta diversas situações envolvendo a teoria em apreciação, porém, nos demais ordenamentos jurídicos, ainda há certa resistência.

No direito pátrio, em que pese a Jurisprudência admitir a teoria da perda de uma chance, a doutrina ainda discute sobre sua aplicação.

A responsabilidade civil pela perda de chance assenta a possibilidade de indenização nas hipóteses em que alguém é privado da oportunidade de obter um lucro ou de evitar um prejuízo.

Na teoria em apreciação, surge a premissa de que a reparação não ocorrerá através de um dano, mas sim pela perda de uma chance real.

A doutrina francesa definiu que as causas para configuração da chance devem ser analisadas a partir do pressuposto que ao se retirar a conduta do ofensor, o ganho esperado não dependeria de outros fatores para ocorrer

Cabe salientar que as expectativas incertas ou pouco prováveis jamais serão analisadas. A chance a ser indenizada deve ser algo que certamente aconteceria, mas restou frustrada a sua concretização em virtude do fato danoso.

No Brasil, a jurisprudência acerca do tema surgiu nos Tribunais do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, mas está em constante crescimento no país, especialmente no TJPR. A jurisprudência paulista também acolhe a teoria nas hipóteses de responsabilidade do advogado.

Cabe salientar que o STJ proferiu decisão a respeito do assunto no caso que envolveu o SBT, onde uma participante do programa Show do Milhão ajuizou demanda alegando que teve sua chance de ganho reduzida, pois, a pergunta final não tinha qualquer uma das opções de resposta corretas. O Ministro relator Fernando Gonçalves se posicionou no sentido de que houve a perda de uma chance e concedeu 25% do que a participante poderia ter obtido, ressaltando que esta era sua efetiva chance quando da pergunta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com