TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Reforma Tributária e Instituição do Imposto Único

Por:   •  13/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DE DIREITO PROFESSOR DAMÁSIO DE JESUS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DIREITO TRIBUTÁRIO

PROJETO DE MONOGRAFIA

Reforma Tributária e Instituição do Imposto Único

Aluna: Kamyla Andrade Gonçalves Borges

Orientador(a):

Rio Verde

2016


1.        IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Título: Reforma Tributária e Instituição do Imposto Único Autora: Kamyla Andrade Gonçalves Borges Orientador(a):

Área de Concentração: Direito Tributário e Constitucional

Linha de Pesquisa: Duração: 4 meses Início: 15/10

Término: 24/02

2.        TEMA

Reforma Tributária e Instituição do Imposto Único

3.        DELIMITAÇÃO DO TEMA

O presente trabalho analisa os aspectos da reforma tributária e instituição do imposto único, em uma visão sistêmica e prática, através dos dispositivos legais existentes aplicados a essa formatação tributária e constitucional.

4.        PROBLEMA

O sistema tributário vigente no Brasil data de 1966, e a lei 5.712 foi recepcionada pela Constituição de 1988, e analisando o direito como ciência social aplicada, o tempo de vigência da lei e as necessidades atuais de arrecadação fiscal, capacidade contributiva da


população  e  aplicação  efetiva  dos  valores  recebidos  através  dos  tributos,  é  necessária  a verificação de reforma tributária.

Trata-se de um sistema extremamente complexo, repleto de detalhes pela especificidade de cada tributo e pela divisão de responsabilidade ativa em um território amplo com imensas diferenças culturais e absurdas divergência de necessidade do povo, lembrando ainda que há uma disciplina constitucional rígida que cuida das generalidades do sistema tributário brasileiro e atribui limites ao poder de tributar do Estado a fim de proteger o cidadão de abusividades.

Neste aspecto, é necessária uma análise profunda acerca das minúcias desse sistema, principalmente por um ângulo constitucional, no intuito de responder ao seguinte questionamento: efetuar uma reforma tributária com instituição do imposto único a fim de simplificar a normatização, arrecadação e aplicação de recursos feriria os dispositivos constitucionais vigentes?

5.        HIPÓTESES

Por meio de pesquisa nas tributária e constitucional, serão avaliadas as regras jurídicas aplicáveis e este tipo organizacional tributária, demonstrando-se os requisitos de sustentação tributária e constitucional para que se comprove (ou não) a possibilidade de reforma tributária com instituição do imposto único.

6.        OBJETIVOS

O objetivo do trabalho é o debate e a reflexão acerca do instituto do imposto único dentro do aspecto constitucional tributário e quais suas consequências práticas nos âmbitos jurídico e social.

Assim, o presente trabalho visa esclarecer através da análise do ordenamento jurídico e do posicionamento doutrinário, qual a necessidade de reforma tributária diante do atual quadro brasileiro e como seria essa reforma com a instituição do imposto único.

7.        JUSTIFICATIVA

O presente trabalho trata da premente e relevante tarefa de justificar a necessidade de reforma tributária sob a ótica do imposto único, considerando os direitos tributário e constitucional, no que tange a sucessão e a responsabilidade tributária dos herdeiros.


Trata-se de tema juridicamente relevante, pois, por ser uma organização nova e sem previsão legal, deve ser estudada e analisada sob a ótica sistêmica do ordenamento jurídico brasileiro, a fim de determinar os padrões legais aplicáveis a tal instituto sem prejuízo dos direitos dos constitucionais dos contribuintes e do Estado, bem como respeitar as normas gerais fonte do Direito.

8.        METODOLOGIA

O método hipotético dedutivo permeia o desenvolvimento da pesquisa, que se desenvolve inicialmente de modo investigativo com levantamento dos critérios a serem satisfeitos para a aplicação dos institutos, dados quantitativos de sua aplicação prática em determinado período, culminando na orientação de sua aplicabilidade e efetividade diante dos casos de responsabilização dos herdeiros nas holdings patrimoniais.

Para tanto, o trabalho principia pela análise geral e conceitual dos institutos relativos ao assunto determinados em Direito Tributário e Constitucional, observando a aplicabilidade da legislação vigente às holdings.

9.        ESTRUTURA DO TRABALHO

a)  Introdução

b)  Seção 1: Sistema Constitucional Tributário

c)  Seção 2: Sistema Tributário em Legislação Infraconstitucional d)  Seção 3: Reforma Tributária

e)  Seção 4: Imposto Único na Reforma Tributária f)   Conclusão

10.      CRONOGRAMA

a)  Levantamento de dados: Outubro 2016

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (121.4 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com