TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Social

Por:   •  5/9/2019  •  Monografia  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

A Psicologia tem um marco no ano de 1875 como ciência, no momento em que a burguesia moderna se ascende como classe social. A Psicologia desde o seu nascimento já carregava diversas contradições do ser humano sem que isso fosse percebido, enquanto não pudesse se pensar como ciência unificada. Por não ter instrumentos metodológicos, Wundt resolveu investir em instrumentos dialéticos apontando duas psicologias: experimental e social.

De acordo com a Psicologia Sócio-Histórica a Psicologia criou visões do homem e fenômenos psicológicos que precisam ser superados. O liberalismo e a ideologia fundamental do capitalismo nasceram na revolução burguesa em oposição ao feudalismo e suas ideias. Como oposição a essas ideias do feudalismo, a perspectiva liberal tem como um de seus elementos centrais a valorização do indivíduo, ou seja, o individualismo.

Essas ideias liberais surgiram porque o capitalismo precisava delas a fim de fazer o ser humano como um ser produtivo e consumidor. A noção do eu nasce a partir da ideia de individualização, então a psicologia se torna necessária.

A Psicologia Sócio-Histórica surge a fim de romper esses paradigmas através de uma visão crítica apontando que não podemos pensar em uma realidade social, cultural e econômica como algo que seja exterior do homem, pois o mundo social e psicológico caminham juntos na construção do ser humano.

Através da concepção da Psicologia Sócio-Histórica, enquanto profissionais, os psicólogos têm seu trabalho de forma direcionada e intencionada. Podemos ver isso no texto “A atriz, o padre e a psicanalista” onde o discurso pode ser genocida através dessa visão.

Estamos contribuindo para um projeto de vida, mas com a finalidade de interessar o sujeito e ocultar a influência que nós temos, superando a condição de neutralidade. As diferenças passam ser combatidas e são vistas como desequilíbrio, fazendo assim o ser humano se reduzir na intenção de restabelecer na concepção da Psicologia a uma condição saudável. Dessa forma, podemos perceber que a Psicologia se torna uma profissão conservadora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (25.8 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com