TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Responsabilidade Civil Consumidores

Por:   •  19/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM DIREITO DO CONSUMIDOR

Resenha Crítica de Caso

Camilla de Sousa Lacerda Moreira

Trabalho da disciplina Responsabilidade nas Relações de Consumo

                                                                     Tutor: Prof. Margo Trindade Sortori

Rio de Janeiro

2021

JOHNSON & JOHNSON: A TRAGÉDIA DO TYLENOL

Referência: Greyser, Stephen A. Johnson & Johnson: The Tylenol Tragedy. Harvard Business School, 1982.

a)        INTRODUÇÃO

A presente resenha crítica relatará um caso envolvendo a empresa JOHNSON & JOHNSON, mais conhecido como “A Tragédia do Tylenol”.

Em outubro de 1982, nos Estados Unidos da América, a empresa Johnson & Johnson enfrentou uma grande tragédia relacionada ao medicamento Tylenol Extra-Forte, na qual sete indivíduos americanos vieram a óbito após consumirem cápsulas do referido medicamento.

Após investigações, descobriram que as cápsulas ingeridas continham cianeto, componente extremamente perigoso e, que ao ser ingerido, pode causar intoxicação ou envenenamento, levando a pessoa a morte.

b)        DESENVOLVIMENTO

Com a morte de sete indivíduos americanos em 1982 por consumo de cápsulas do medicamento Tylenol Extra-Forte que continham cianeto, a empresa Johson & Johnson logo recolheu todos os estoques das referidas cápsulas a fim de evitar que o pior acontecesse a outras pessoas. Além disso, ofereceram a troca das cápsulas com cianeto por um novo estoque de cápsulas de Tylenol, que não possuíam relação com as mortes por intoxicação ou envenenamento.

Alguns revendedores optaram por não substituir o espaço destinado ao Tylenol Extra-Forte por outro medicamento, deixando o espaço físico destinado ao mesmo vazio. Já outros revendedores optaram por utilizar das novas cápsulas de Tylenol que foram fornecidas, porém, com rótulos que evidenciavam que tais cápsulas não se encontravam adulteradas, reforçando que o consumidor poderia confiar que o medicamento não causaria um envenenamento em quem o consumisse.

Após esse episódio, iniciaram-se investigações que apontaram que o envenenamento ocorreu em decorrência de algumas pessoas que adulteraram as cápsulas com cianeto durante o processo de distribuição das mesmas, porém, a investigação não conseguiu descobrir exatamente a identidade desses indivíduos. Além disso, concluiu-se que todas as mortes ocorreram em Chicago.

Com o resultado dessa investigação, entidades governamentais e nacionais instauraram novas leis com o objetivo de evitar uma nova tragédia, tornando obrigatório o uso de embalagens completamente resistentes a qualquer espécie de violação para todos os medicamentos de venda livre.

Como consequência de todo esse episódio, a empresa Johnson & Johnson teve uma queda significativa no consumo de seus medicamentos, pois todas as pessoas associavam as mortes por envenenamento à marca e seus remédios. Todos tinham receio de comprar qualquer medicamento da empresa e perder a vida de uma hora para outra por um erro como o que havia acontecido. A empresa sofreu com ações indenizatórias milionárias movidas pelos familiares das vítimas, bem como com diversas alterações significativas na comercialização de seus medicamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (97.6 Kb)   docx (44.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com