TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIEDADE E OS IDOSOS: UMA PERSPECTIVA SOB O OLHAR DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS NA ÁREA DA SAUDE

Por:   •  25/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.186 Palavras (13 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 13

A SOCIEDADE E OS IDOSOS: UMA PERSPECTIVA SOB O OLHAR DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS NA ÁREA DA SAUDE

2019

A SOCIEDADE E OS IDOSOS: PERSPECTIVA SOB O OLHAR DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS NA AREA DA SAUDE

Projeto de pesquisa apresentado como requisito para aprovação na disciplina TCC 1.

2019

SUMÁRIO

1 OBJETO ........................................................................................................................ xx 1.1 Tema e problema ....................................................................................................... xx 1.2 Hipótese(s) .................................................................................................................. xx 1.3 Base teórica e conceitual ........................................................................................... xx 2 JUSTIFICATIVA ......................................................................................................... xx 3 OBJETIVOS  ............................................................................................................... xx 3.1 Geral ........................................................................................................................... xx 3.2 Específicos .................................................................................................................. xx 4. METODOLOGIA ....................................................................................................... xx 5. CRONOGRAMA ........................................................................................................ xx REFERÊNCIAS ...............................................................................................................xx

1 OBJETO:

1.1 Tema

1.1.1 problema

A presente pesquisa tem como objetivo de analisar, compreender e rediscutir, as ações e serviços quanto a atenção primária à saúde, bem como a promoção e proteção da cidadania das pessoas idosas no Estado do Maranhão. Logo, como nesse processo estas atuações estão se configurando em proteção ao envelhecimento ativo e saudável, o texto tem como objetivo fomentar a reflexão acerca da conjuntura atual da velhice, verificando-se, através de uma revisão teórica as possibilidades de exercício da cidadania por meio dos direitos e garantias fundamentais, que sigam em consonância com os direitos humanos.

No Brasil, o direito universal e integral à saúde está previsto na Constituição de 1988. A Carta garante a todos os cidadãos o direito à saúde, por força de vários dispositivos constitucionais, estando prescrito em vários deles que a saúde é um direito de todos e dever do Estado (artigo 196). Este direito foi reafirmado com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Lei Orgânica da Saúde – 8.080/90. Por direito à saúde compreende-se o acesso universal e tranquilo a ações e serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde, garantindo a integralidade da atenção, indo ao encontro das diferentes realidades e necessidades de saúde da população e dos indivíduos.

Através de um estudo bibliográfico detalhado, pretende-se como objetivo geral apresentar o Estatuto do Idoso como fonte de garantia, pelo menos em tese, dos direitos daqueles que envelhecem. Nesta perspectiva, houve a necessidade de fazer-se um estudo de toda sistemática de proteção existente no Brasil, a sua organização sócio-política na busca também pela conquista dos direitos e garantias sociais. Para direcionar o desenvolvimento da pesquisa, além do geral, foram elaborados os seguintes objetivos específicos: apresentar os conceitos ligados ao envelhecimento e as condições de vida do idoso, discutir as políticas públicas propostas pelos gestores públicos brasileiros para este segmento da população e apresentar as principais inovações legais trazidas pelo Estatuto do Idoso.

O estatuto veio para garantir ao idoso que não só a medicina garanta o prolongamento de sua vida, mas também, que a sociedade venha a preservar a plena dignidade de suas vidas.

1.2 Hipótese(s)

A população idosa brasileira teve importantes conquistas nas duas últimas décadas. O marco no processo de garantia dos direitos desse segmento populacional é a Lei: 10.741, de 1º de outubro de 2003, que instituiu o Estatuto do Idoso. Instrumento legal que vem servindo como referência central para o movimento social na área, o Estatuto serve como guia essencial para que as políticas públicas sejam cada vez mais adequadas ao processo de ressignificação da velhice. Nesse contexto, a saúde aparece como elemento central por exercer forte impacto sobre a qualidade de vida. Os estigmas negativos, normalmente associados ao processo de envelhecimento, têm como um de seus pilares o declínio biológico, ocasionalmente acompanhado de doenças e dificuldades funcionais com o avançar da idade. As representações sociais construídas em torno da velhice estão fortemente associadas à doença e à dependência, aceitas como características normais e inevitáveis desta fase.

O direito à informação é o ponto de partida para se ter acesso à justiça e se ter um profissional à disposição. Nesse sentido, o custo do processo não pode dificultar ou inibir o cidadão na busca dos direitos e deveres. Com o ingresso do cidadão na justiça, evidentemente se tem o processo como um instrumento para a realização de seus direitos, e o Estado como a garantia do ordenamento jurídico realizar a justiça. Constitui-se um direito fundamental do homem o acesso à justiça, que tem por fim garantir a sua liberdade e igualdade a todos, sem distinções (CICHOCKI NETO, 2001).

Levando em consideração o Pacto pela Saúde e suas Diretrizes Operacionais para consolidação do SUS, a Política Nacional de Saúde do Idoso, passou por alterações, reafirmando a necessidade de se enfrentar os desafios impostos pelo processo de envelhecimento nas suas mais diversificadas características. Entende-se que para a viabilização e concretização do que é estabelecido nas leis direcionadas aos idosos, faz-se inicialmente necessário conhecer e compreender como vem acontecendo o envelhecimento populacional brasileiro, para que assim se possa estabelecer meios para se desenvolver ações adequadas as especificidades apresentadas por este fenômeno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (188.2 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com