TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIOLOGIA GERAL E ANTROPOLOGIA

Por:   •  13/11/2021  •  Resenha  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 2

SOCIOLOGIA GERAL E ANTROPOLOGIA

A diversidade cultural no Brasil é ampla desde o processo de colonização de nosso país. Prova disso é o fato de que não há um traço fenotípico único que caracterize o brasileiro, como existe com povos de diferentes localidades da África e da Europa, da Índia ou dos países da Ásia Oriental.

O antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro (um dos chamados intérpretes do Brasil) escreveu um livro sobre a diversidade cultural brasileira. É um livro complexo, que tenta entender por qual motivo o Brasil se tornou o que é, mas que também celebra a nossa diversidade cultural.

Nesta obra Darcy Ribeiro desenvolveu uma teoria global explicativa do processo histórico da formação do povo brasileiro, sendo uma nação de um “povo novo” nascido como resultado dos processos de desindianização, de desafricanização e de deseuropeurização na América Latina.

Darcy Ribeiro critica severamente o sistema institucional brasileiro, elencando que existe ainda uma dicotomia entre os interesses do patronato empresarial e os interesses do povo brasileiro, freando o pleno desenvolvimento de nosso país em razão da preservação de sua arcaica estrutura sociocultural, mas abre uma nova perspectiva onde cada brasileiro pode se identificar com características revalorizadas peculiarmente, pois somos um dos povos mais homogêneos linguística e culturalmente. E como mestiços que somos devemos lançar um desafio de valorizar nossas raízes, nossas peculiaridades distintas entre todos os povos, garantindo os direitos, sem distinção, a cada cidadão brasileiro.

O autor relata que a formação do povo brasileiro não se deu de forma pacífica e sim opressora, o branco penetrou na cultura indígena de forma avassaladora causando conflitos irreparáveis e traumáticos. Da junção dos brancos com as indígenas nasciam os brasilíndios ou mamelucos (pai português e mãe indígena), vítimas de rejeições. Desta forma uma nação mestiça foi sendo criada.

Cultura é um conjunto de particularidades que caracterizam um grupo de pessoas, uma família ou uma sociedade. É formada por princípios morais, hábitos, costumes, histórias, manifestações religiosas, entre outros.

A palavra cultura também pode representar variados fenômenos sociais que surgem ao longo da história e que caracterizam um tipo de comportamento em diferentes momentos históricos.

A cultura é objeto de estudo de áreas do conhecimento como Sociologia e Antropologia, sendo importante para identificar as características de um povo e a forma de organização das sociedades em épocas distintas.

A diversidade cultural traz em si a questão das identidades ou da identidade dos grupos, comunidades, pessoas. São as manifestações culturais que fornecem identidade e contam a história de um país, por isso, sua preservação é muito importante. Desse modo, para que a cultura de um país seja preservada é preciso que se criem políticas públicas de valorização e reconhecimento das tradições e também que esses temas sejam incluídos nos currículos escolares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (51.4 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com