TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia Jurídica - Isabele Santana

Por:   •  10/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  16 Visualizações

Página 1 de 2

CURSO DE DIREITO

TRABALHO DE SOCIOLOGIA JURÍDICA

ATRIBUIÇÃO DE NOTA – VALENDO 20% DA P2

Disciplina: Sociologia Jurídica         

Nome do aluno (a): Isabele Santana        

Matrícula do aluno (a): 202110839

Professor: Gabriel Rezende

Período: 1º      

Atividade I – 20% da P2 (Valor do Trabalho: 2,0 pontos) 

Nota:

ATENÇÃO: o trabalho deve ser entregue, impreterivelmente, até às 23h59min do dia 01/06/2021!!!

Questão Única (valor 2,0):

Acesse e assista o vídeo abaixo (basta clicar no link) e responda à questão:

Link do YouTube (vídeo legendado): https://www.youtube.com/watch?v=mP-ZAgsMAkE 

O controle social compreende o conjunto de instituições, estratégias e sanções (legais e/ou sociais), cuja função é promover e garantir a submissão do indivíduo aos modelos e normas sociais. Sendo assim, a partir do videoclipe da música “Another Brick In The Wall”, de 1979, cuja tradução encontra-se na legenda do videoclipe, da banda londrina Pink Floyd, faça uma análise sobre controle social (tema abordado e debatido em sala de aula remota) e descreva as seguintes características: os modos de exercício do controle social; sanções formais e informais; controle negativo e positivo; e controle interno e externo.  

RESPOSTA:

O controle social, são praticas que definem o nosso comportamento. Ou seja, tudo aquilo que nos influencia é controle social.

Instituições sociais são regras de comportamento, padrões de controle, que exercem coerção sobre os membros do grupo. Como por exemplo a escola do clipe another brick in the wall, em que tem suas regras de funcionamento, tem seus diversos grupos, de professores, de alunos. E a instituição exerce uma coerção sobre todos esses indivíduos. No videoclipe, também podemos analisar os modos de exercício do controle, quando vemos a esposa obrigar seu marido se alimentar, e isso refletindo na forma em que ele tratava as crianças em sala de aula.

Existem dois tipos de controle, o formal e o informal. O formal é dado nas formas de leis e regras institucionalizadas, que não cumpridas levam a uma sansão. Já o controle informal corresponde as normas de conduta social que são reconhecidas e compartilhadas em uma sociedade, como exemplo temos igreja, escola, família, etc.  

Também temos o interno e externo, que são ideias bem parecidas com o formal e informal. Mas no controle social externo, existem dispositivos externos aos indivíduos que controlam a vida em sociedade. Exemplo a polícia que caso nós venhamos transgredir alguma lei, a polícia é acionada para que essa lei seja paga.

Já o controle interno, é o autocontrole, nós controlamos nosso comportamento e sabemos até onde podemos ir, e o que podemos fazer. São coisas que aprendemos desde crianças, quais são as normas, e sabemos como agir.

O controle social também sofre transformações. Sendo um dispositivo que faz com que a gente siga as regras, também pode mudar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (128.5 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com