TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA GERAL DOS CONTRATOS

Por:   •  28/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.370 Palavras (26 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 26

TEORIA GERAL DOS CONTRATOS

  1. CONCEITO – O CC atual a exemplo do CC/16 não conceituou contrato. A doutrina utiliza conceito clássico que consta no art. 1321 de CC Italiano (M.H.D.) e (Álvaro Villaça Azevedo).
  2. CONCEITO CLÁSSICO DE CONTRATO – É o negócio jurídico bilateral ou plurilateral, que visa a criação, a modificação de direitos e deveres com conteúdo patrimonial.

Todo contrato é negócio jurídico pelo menos bilateral, por envolver duas pessoas ou duas vontades.

Atenção: A doação é contrato e portanto negócio jurídico bilateral, contrato unilateral.

Negócio jurídico requer (art. 104, CC)

Doador e donatário, porém, trata-se em regra de um contrato unilateral, por trazer deveres apenas a uma das partes.

Herdeiros- ascendentes/descendentes= reservatórios- 50%

                            Colateral até 4 graus

Portanto o contrato exige alteridade. (Presença de duas pessoas pelo menos). Sendo vedado o auto contrato. Entretanto surge a polemica do art. 117 CC. O dispositivo possibilita o mandato em causa própria (“in rem suam” – “in rem propriam”). Exemplo: Alguém outorga poderes a outrem para venda de imóvel constando uma autorização para que ele compre o bem.

Mandato

Mandato com cláusula em causa própria

-Pode ser revogado

-Não pode ser revogado

-Precisa prestar contas

-Não precisa prestar contas

-Extingue com a morte

-Não se extingue com a morte

-Mandatário não poderá adquirir para si a coisa objeto do contrato

( contrato consigo mesmo)

Obs: Se o contrato de mandato conter a cláusula em causa própria é possível o mandatário adquirir a coisa objeto de contrato

Pergunta:

  1. No contrato em causa própria há uma alto contratação perfeita que quebra totalmente com alteridade?

Resposta: Para Gustavo Tepedino que é a corrente majoritária é perfeitamente possível que o mandatário continue agindo em nome próprio. Porém para Flávio Tartuci o mandatário continua agindo em nome do mandante, estando a alteridade na outorga de poderes.

Obs: O conceito clássico de contrato relaciona seu conteúdo com a patrimonialidade. Importa notar que na visão atual casamento não é contrato pois seu conteúdo é afetivo visando uma comunhão plena de vida conforme art. 1511 do CC.

CONCEITO CONTEMPORÂNEO OU PÓS-MODERNO DE CONTRATO (PAULO NALIM)

- O contrato é uma relação intersubjetiva (relativa a vários seres humanos), baseado no solidarismo constitucional e que traz efeitos existenciais e patrimoniais, mas também em relação a terceiros.

- O conceito contemporâneo ou pós moderno traz como importantíssimo os seguintes aspectos:

a) Preocupação constitucional, o contrato está baseado no princípio da solidariedade constitucional art. 3°, I CF. Isso possibilita ponderação de valores constitucionais em casos envolvendo contratos.

Exemplo: Debates do STF a respeito da constitucionalidade do art. 3º VII da Lei 8.009/90 (penhora do bem de família do fiador no contrato de locação ). O STF pela constitucionalidade,  votação 7 x 3 ( direito moradia x ordem econômica) ordem econômica ganhou.

b) O contrato também gera efeitos existenciais de personalidade relativas a dignidade da pessoa humana art. 1º, I da CF.

A proteção da dignidade humana no contrato constitui um dos aspectos da eficácia interna da função social do contrato enunciado 23 CJF Ex: Canotilho.

Cláusula  de não engravidar constante no contrato na contratação de uma executiva, cláusula nula por desrespeito a função social do contrato e a dignidade humana havendo a ilicitude do objeto contratual conforme arts. 421,187,166 II, CC.

c) O contrato pode gerar efeitos contra terceiros (art. 608 CC), sendo este um dos aspectos da eficácia externa.

LER ESTE LIVRO (O CONTRATO DE ENZO ROPPO)

Função social dos contratos – enunciado 21 (CJF) tutela externa do crédito.

Exemplo: Art. 608 CC – aquele que aliciar (BHAMA) pessoa obrigado em contrato escrito ( ZECA PAGODINHO) a prestar serviço a outrem ( NOVA SKIN) pagará a este ( NOVA SKIN) o correspondente a dois anos de prestação de serviço, a importância que o prestador de serviço, pelo ajuste desfeito, houvesse de caber durante 2 anos, Teoria do Terceiro Cumplice , violou a função social do contrato.

Teoria do Terceiro Cumplice Impõe o dever de indenizar pois violou a função social do contrato.

Este dispositivo empregado traz a teoria do terceiro cumplice pela qual o aliciador responde perante a parte contratual por desrespeitar a função social do contrato.

O contrato é típico negócio Inter vivos, não se confundindo com negócios causa mortes (mortes causa) exemplo : testamento. Essa divisão consta no art. 426 CC pelo qual não pode ser objeto de contrato a herança de pessoa viva. Nestes termos temos proibição do pacto sucessório ou pacta corvina, também chamado pactos dos abutres que tem origem romana 166 § 7: o pacto sucessório é nulo por nulidade virtual conforme o art. 166 §7, segunda parte

Elementos constitutivos do contrato

Escada Ponteana (Pontes de Miranda)

Momento de celebração do contrato

[pic 1]

O esquema acima é perfeitamente lógico, pois para que o contrato gere efeitos deve existir e ser válido essa é a regra. Porém é possível que o contrato exista, seja inválido e esteja gerando efeitos. Ex: Contrato anulável, compra e venda de ascendente para descendente conforme art. 496 CC.

Ato nulo nunca surtirá efeitos com decurso de tempo.

Já o ato anulável é um ato que é inválido que se torna válido com decurso de tempo, ambos encontram correspondência legal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.5 Kb)   pdf (411.5 Kb)   docx (806.9 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com