TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TRAJETÓRIA DO BRASIL NA LIBERTADORES

Por:   •  11/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 4

       ESCOLA DO FARINA (MATERIA DE EDUCAÇÃO FISICA)

                 ALBERT VALERIO PEREIRA SILVA SANTOS

  A TRAJETORIA  DO BRASIL NA LIBERTADORES

                       

     

                         COPA LIBERTADORES (HISTORIA)

A copa dos libertadores ou taça dos libertadores é organizado pela CONMEBOL libertadores desde o ano de 1960 , sendo considerado o mais importante torneio de clubes da america do sul. Deu-se o nome ''libertadores''  em homenagem aos principais lideres responsaveis pela independencia dos paises da america do sul.

No inicio apenas os campeãos  de cada pais que participava da copa, tanto que ela era chamada de copa dos campeãos da america do sul , porem em 1965 mudou-se  para o nome atual , podendo tambem o clubes vice-campeãos emtrarem no torneio . No ano de 1998 , a conmebol chamou os  clubes  do mexico pra participarem tambem do campeonato ,toda via isso durou apenas até 2017 quando a conmebol desencorajou os clubes do mexico pra participarem do torneio dos libertadores . Hoje o brasil e a argentina tem seis e sete clubes representantes no torneio , quando os outros paises da america do sul tem no maximo quatro clubes.

                HISTORIA DO BRASIL NA LIBERTADORES

Após o ganho cosecutivo do primeiro vencedor Peñarol na libertadores, os Santos FC teve sua primeira vitoria na copa  dos libertadores  tendo em seu time o Pelé eo Coutinho  dois astros do futebol , tudo isso ocorreu no ano 1963 , 3 anos após o primeiro torneio na libertadores. Contudo as equipes brasileiras não tinham ganho desde 1963 pela falta de valorização ,até o ano de 1980 quando o Cruzeiro quebra a sequencia da argentina que dominava , vencendo do River Plate  após tres jogos com o mesmo sendo o primeiro realizado no estadio do meneirão quando o Cruzeiro ganha do River Plate de 4X1 , depois  o segundo realizado na argentina onde o River Plate  ganha do Cruzeiro de 2X1 (os mineiros alegam que nesse jogo foi favorecido á argentina pela arbitragem do jogo), e o terceiro jogo ocorrido em outro lugar escolhido aleatoreamente pela conmebol aonde o Cruzeiro ganha com 3x2 do River Plate , tornando-se campeão da decada de 1970 .

Após a vitoria do Olimpio ( equipe uruguaiana), o Flamengo em 1981 tornou-se campão vencendo o Cobreola do Chile , datados por 3 jogos bem acirrados , com o Flamengo que registrou um publico somado de 516.382 espectadores nos seis jogos que dispotou no maracanã na edição de 1981.

Antes de 1992 os times brasileiros obtiveram um mal desempenho com apenas 5 titulos desde o inicio de historia da libertadores , contudo o brasil no periodo de 1992 até 1999 emtraram na final do torneio vezes , e ganharam seis dessas vezes .Quando São Paulo  obteve  vitoria no ano de 1992 a´ 1993 sendo o primeiro time a buscar seu titulo com sucesso desde o Santos FC em 1963 . Nesse mesmo periodo o Gremio conquista o seu segundo titulo em 1995 vencendo Atletico Nacional da colombia. Alem do Gremio , o Cruzeiro conquistou seu bicampeonato em 1997 vencendo  Sporting Crista do Peru . Logo após isso o Vasco do Gama , em 1998 ganha seu primeiro titulo batendo o Barcelona de Guayaquil . Em seguida o Palmeiras consegue seu primeiro titulo no ano de 1999 batendo o Deportivo Cali nos penaltis .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com