TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TRANSFERÊNCIA DIGITAL DE ASSINATURAS

Por:   •  7/3/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  11.819 Palavras (48 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 48

         

[pic 2][pic 3]

VERIFICAÇÃO RÁPIDA DE DOCUMENTOS

       =    TRANSFERÊNCIA DIGITAL DE ASSINATURAS

I - ) VERIFICAÇÃO RÁPIDA DE ASSINATURAS

II-) VERIFICAÇÃO DA CÉDULA DE IDENTIDADE

III-)NOVA CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO

TRANSFERÊNCIA DIGITAL DE ASSINATURAS

        Com os modernos mecanismos de reprodução (fotocópias), de impressão e de tratamento de imagem (“scanner” e impressoras de computador), assinaturas autênticas são transferidas ou transplantadas para documentos forjados e montados. Para prevenir-se quanto a esse tipo de fraudes, difíceis de serem detectadas à vista desarmada, faz-se necessário conhecer as características que permitem distinguir o traçado das assinaturas assim obtidas das lançadas por canetas de uso mais comum, tais como as esferográficas e as de tinta líquida.

        Na verdade, será a observação constante e aplicada do traçado produzido por cada tipo de caneta (esferográfica de tinta pastosa, de tinta líquida, e caneta tinteiro), e dos traços produzidos pelos mecanismos de cópia e reprodução (xerox e impressoras de computador) que possibilitará diferenciá-los, pois que cada tem suas características próprias. Evidentemente, essas observações deverão contar com a utilização obrigatória de uma lupa, de médio aumento que seja (conta-fios de 10x e 5x), e mesmo do uso treinado e apurado do sentido do tato.

        Na seqüência, algumas características dos traçados produzidos por canetas e por mecanismos de cópia.

1) -  SULCOS (baixo relevo): - Todos os instrumentos escritores, em geral, produzem, no contato, com a superfície do papel, sulcos, que, no verso da folha, causam ressaltos ou saliências. Obviamente, a profundidade do sulco dependerá da pressão exercida, do suporte (rijo ou macio) e da própria caneta. As canetas esferográficas, mais as de tinta pastosa que as de tinta líquida, tendem a sulcar

mais o papel, em razão da necessidade de a esfera girar para colher a tinta do depósito. De todo o modo, outros tipos de caneta (tinteiro, ponta porosa) também sulcam o papel, mesmo que mais suavemente.

        Quanto às canetas esferográficas comuns (massa ou tinta pastosa), é de se notar que seu traçado é, em geral, bastante defeituoso, já que não há uniformidade na deposição da massa, em razão da pastosidade ou falta de fluidez da tinta. Outros defeitos consistem de falhas longitudinais (linhas brancas) e perpendiculares (saliências e reentrâncias das bordas do traço), borraduras e sujidades (deposição do excesso de massa ressecada na esfera.

2) – SALIÊNCIAS (alto relevo): - As reproduções em xerox e através de impressoras a laser, ao contrário, quando tateadas, dão a sensação de alto relevo ou saliências, graças ao seu sistema de impressão, que consiste na deposição de toner sobre a superfície do papel, quer se trate de impressão em preto e branco, quer em cores. A fotocópia colorida, além disso, apresenta excessivo brilho, quando vista com iluminação incidente.  

3) – IMPRESSÃO PLANA: - As impressoras a jato de tinta, por outra parte, não apresentam ao tato, nem sulcos nem saliências.

4) – COLORAÇÃO: - Nas impressões em cores, em especial as resultantes de impressoras a jato de tinta e a laser, e freqüentemente nas fotocópias, em meio à cor principal obtida surgem pigmentos das outras cores básicas de combinação (magenta, ciano, amarelo e preto).  Nos traçados produzidos por canetas, todavia, existe apenas uma cor.

5) – IMPRESSÃO EM LINHAS: - deve-se notar também que as impressões em cores de xerox e de impressora a laser mostram linhas horizontais ou verticais.

RESUMINDO: - características de traçados de:

        1) – Canetas: -         sulcos mais ou menos profundos.

                               -  traçados em uma cor só.

        2) – Canetas esferográficas de massa:

                 -  sulcos mais profundos (tato).

                               -  traçados em uma só cor.

                               -  defeitos: falhas, borraduras e sujidades.

        3) – Xerox e Impressora a laser em preto e branco:

                 -  leve alto relevo (tato).

                               -  brilho (lupa e luz  com incidência de 80 a 90º)

        4) – Xerox colorido:

                  -  leve alto relevo (tato).

                  -  brilho excessivo (iluminação incidente).

                  -  impressão em linhas horizontais ou verticais

                  -  pigmentos das outras cores.

        5) – Impressora a laser em cores:

                               -  leve alto relevo (tato)

                   -  impressão em linhas horizontais ou verticais.                               -  pigmentos das outras cores.

                         6) – Impressora a jato de tinta:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.3 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 47 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com