TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria da Anomia

Por:   •  10/11/2022  •  Relatório de pesquisa  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 3

ROBERTA PEREIRA DE LIRA

TEORIA DA ANOMIA

Resumo do capítulo Teoria da Anomia da disciplina de Criminologia da UNISA.

Orientador : Renato Watanabe

São Paulo

2022

TEORIA DA ANOMIA

Um dos primeiros estudiosos que que se concentrou no conceito  de  Anomia foi pelo sociólogo  Émile Durkheim em sua obras  A Divisão Social do Trabalho de 1893 e Suicídio de 1897.Para Durkheim , anomia é o produzida pelo enfraquecimento dos vínculos sociais  e pela perca da capacidade da sociedade regular o comportamento dos indivíduos ,seria uma ausência de normas sociais onde  a falta delas interfere na harmonia da sociedade .Neste sentido anomia seria o mal das sociedades modernas marcada pelas rápidas transformações sociais e pela ausência da consciência coletiva .A palavra anomia significa ausência de leis, é esta anomia que causa a desregulação da sociedade ,traz a desordem sociais ,e consequentemente mais crimes .

O responsável por organizar a Teoria dentro da criminologia foi o sociólogo Robert Merton, foi inspirando em Dukheim ,a Teoria da Anomia é uma Teoria do Consenso, mas possui predicados Marxistas ,Merton acreditava que em uma sociedade existe um conjunto de  valores que a maioria elege para uma vida harmônica ,ideal e pacífica , a sociedade elege como valores a riqueza , o bem-estar, a educação , qualidade de vida etc. Marton entende que para uma sociedade ser organizada tem que ter Metas Culturais e Meios Institucionalizados, ou seja as finalidades que a maioria das pessoas destas sociedade visam a alcançar e o que vão fazer para alcançar estas metas de forma legal .Para Robert Merton o estado de anomia  , é  o insucesso de atingir estas metas culturais de forma legal .Então a partir do momento que o individuo começa a ignorar legislações vigentes ,começa a violar o consciente coletivo  para alcançar estas metas ,ele pode ser considerado um criminoso .O cometimento do crime acontece  devido à alta pressão para alcançar estas metas culturais, proporcionado surgimento de condutas criminosas para atingir as metas. A pena vem para proteger este consciente coletivo ,passa a ser o instrumento de defesa para preservação dos valores de uma determinada sociedade e para evitar uma possível desordem social. A partir disto Robert Merton divide a sociedade em cinco camadas são elas : Conformidade ,Inovação , Ritualismo, Evasão /Retraimento e Rebelião .

A camada da Conformidade é onde se aceita as metas culturais e os meios institucionalizados ,é a que quer ter dinheiro ,qualidade de vida , e aceita que tem que trabalhar para alcançar estas metas , ou seja, contribui totalmente com a organização da sociedade .

A camada da Inovação é uma camada criminosa , é a que acaba levando a sociedade para o estado de anomia ,aceita as metas culturais ,mas para alcançá-las vão utilizar meios criminosos ou seja quer ficar rico pelo furto, pela fraude , pelo estelionato etc. .

A camada do Ritualismo não aceita as metas culturais , não querem atingir estas metas determinadas pela sociedade , utilizam os meios institucionalizados para viver sem maiores ambições .

A camada da evasão está a margens da sociedade, renunciam todos os meios impostos pela sociedade ( mendigos ,usuários de drogas de forma patológica por exemplo ).

A camada da rebelião são os radicais , os revolucionários ,eles não aceitam as metas e nem os meios institucionalizados ,querem desordem  , rebeldes sem causa .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (87.2 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com