TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO NA SOCIEDADE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

Por:   •  8/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.776 Palavras (8 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 8

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Bacharelado em Direito

Metodologia Científica

Orientador(a): Profa. Dra. Zildete Inácio de Oliveira Martins

A VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO NA SOCIEDADE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

ORIENTANDOS: JOÃO VICTOR DA VEIGA RODARTE VALE

JULYANA GUIMARÃES RAMOS

LAURA ELISA PIRES CUNHA

LÚCIO MARCOS GRANADO JÚNIOR

MARIA BÁRBARA FAGUNDES ARAÚJO MENDONÇA

GOIÂNIA

2018

JOÃO VICTOR DA VEIGA RODARTE VALE

JULYANA GUIMARÃES RAMOS

LAURA ELISA PIRES CUNHA

LÚCIO MARCOS GRANADO JÚNIOR

MARIA BÁRBARA FAGUNDES ARAÚJO MENDONÇA

A VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO NA SOCIEDADE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

[pic 1]

GOIÂNIA

2018

SUMÁRIO

  1 JUSTIFICATIVA......................................................................................................4

  2 REFERENCIAL TEÓRICO......................................................................................5

  3 OBJETIVOS............................................................................................................8

  3.1 GERAIS................................................................................................................8

  3.2 ESPECÍFICOS.....................................................................................................8

  4 PROBLEMAS..........................................................................................................9

  5 HIPÓTESES..........................................................................................................10

  6 METODOLOGIA...................................................................................................11

  7 CRONOGRAMA....................................................................................................12

  8 ORÇAMENTO.......................................................................................................13

  9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................................14


1 JUSTIFICATIVA[pic 2]

Ao escolhermos o tema violência contra o idoso, o delimitamos para a sociedade brasileira contemporânea, a fim de compreendermos melhor o porquê dessa faixa etária ser tão marginalizada no cenário brasileiro. Além disso, é de extrema importância o estudo dessa problemática pois, segundo os dados do IBGE, até 2050 a população de idosos no Brasil irá triplicar. Logo, é preciso obter caminhos para solução do problema em questão, já que a imagem dos idosos devem ser vista como algo positivo, visto que, eles são a prova viva do aumento da expectativa de vida no Brasil.

Diante do exposto, é relevante ressaltar que o tema atinge diversas esferas, sendo elas: social, política, cultural e jurídica.

Sabe-se que é indiscutível que a violência é uma barreira para a garantia dos direitos, dentre eles, dos idosos. Percebe-se que os espaços de participação popular voltados para o universo idoso possuem uma imensa dificuldade de se ver como espaço de participação política. Assim sendo, há que se considerar: a atenção e proteção da pessoa idosa devem avançar em conjunto com a luta pela garantia de direitos gerais do idoso, especialmente, ao que sofre violência. Quanto mais frágil e vulnerável nas condições de existência e aumento das desigualdades sociais, mais violentado e violado em seus direitos fundamentais.

A questão da violência contra os idosos não é um fenômeno novo. No entanto, apenas nas últimas duas décadas é que essa questão começou a despertar o interesse da comunidade científica. Dessa forma, observa-se a atualidade do referido tema. Destaca-se, também, que num percentual de 65%, idosos consideraram maus-tratos a forma preconceituosa como são tratados pela sociedade em geral, as baixas aposentadorias, os desrespeitos que sofrem no transporte público e a falta de leitos hospitalares para idosos. 

A relação desse tema com a qualificação no exercício profissional, refere-se ao maior aprofundamento no ramo do Direito Previdenciário e Civil. Somado a isso, aprofundamos o conhecimento no Estatuto do Idoso e na Constituição de 1988, visto que essas são as vias que visam a garantia dos direitos da citada faixa etária.

Acrescenta-se que a investigação científica qualifica ainda mais o currículo estudantil ampliando a visibilidade acadêmica do graduando.

2 REFERENCIAL TEÓRICO[pic 3]

Ao se analisar as opiniões dos autores escolhidos para a realização deste projeto de pesquisa, percebemos argumentos de extrema relevância para o tema escolhido.

            Em um artigo da revista do Sesc São Paulo “Revista A Terceira Idade: estudos sobre envelhecimento”, uma excelente explicação diz que “a natureza da violência contra a pessoa idosa pode ser resumida em alguns conceitos: abuso físico, psicológico, sexual, financeiro e abandono, negligência e autonegligência”, sendo essa definição que usaremos para compor o nosso trabalho.

            O aumento da expectativa de vida da população brasileira é uma resposta positiva aos avanços tecnológicos e da medicina. Contudo, o idoso está vulnerável a prática da violência por conta da perda da juventude e da sua fragilidade adquirida no percurso da vida. A violência praticada contra a pessoa idosa está presente em todas as camadas sociais, e não apenas nas mais baixas classes, mas até mesmo nos próprios serviços de saúde. Tais ações desenvolvidas por atos violentos, ou seja, atos intencionais e aprendidos de causas múltiplas, mas por isso mesmo preventivos, evitáveis e que podem ser desprendidos, nos motivou a trabalhar este tema, por necessidade de visualizar melhor a percepção da comum prática do abuso contra a pessoa idosa, pela população em geral, incluindo até mesmo os próprios profissionais da saúde que lidam diariamente com esse ser.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (135.7 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com