TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ação contra a pesca ilegal de propriedade

Ensaio: A ação contra a pesca ilegal de propriedade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  Ensaio  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 2

WEB AULA 7

Caso concreto 01:

José ingressou mansa e pacificamente na posse de imóvel de propriedade de Ema-nuel em fevereiro de 1992, passando lá a morar com sua família. Em março de 2010, Emanuel ajuizou ação de reintegração de posse em face de José.

E sua defesa, José alegou que já havia usucapido o referido bem, pois estava na posse mansa, pacífica, incontestada e exercida com animus domini há mais de 18 anos. O juiz, porém, aplicando a regra do art. 2.028, entendeu que a usucapião so-mente ocorreria em 2012, motivo pelo qual não acatou a tese de José e ainda de-terminou sua retirada do imóvel em prazo não superior a 30 dias.

Considerando a disciplina da usucapião contida no Código Civil, responda JUSTIFICADA e FUNDAMENTADAMENTE:

A) Qual a modalidade de usucapião alegada por José?

Extraordinaria , pois não possuía justo titulo.

B) Foi correta a decisão judicial?

Sim, porque existia mais de dez ano, se existisse menos de dez anos se aplicaria o artigo 2029, que seria dez anos acrescido mais dois anos.

Questão objetiva 01

(TRF 1ª Região – Juiz Federal) Pedro, residente em Brasília e casado sob o regime de comunhão parcial de bens, alienou uma casa de 400 m2 situada no Rio Grande do Sul. Na ocasião, ocultou sua condição de casado. A escritura pública foi lavrada e registrada no cartório de registro de imóveis. Após doze anos, nos quais o compra-dor, de forma pacífica, residiu com sua família na casa, descobriu-se o estado de casado do alienante. Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

I- O comprador, para contar o tempo exigido para a usucapião, deve ter exercido pessoalmente a posse durante todo o período, pois não pode acrescentar à sua posse a de seus antecessores.

II- O comprador pode adquirir a propriedade da casa pela usucapião urbana.

III- No caso de aquisição da propriedade da casa pela usucapião ordinária, exige-se que o possuidor tenha exercido a posse de boa-fé.

IV- O comprador pode adquirir a propriedade da casa pela usucapião ordinária.

Estão certos apenas os itens

A) I e II.

B) I e IV.

C) III e IV.

D) I, II e III.

E) II, III e IV.

Questão objetiva 02

(MPE 2010 – Promotor) Com relação à usucapião da propriedade imóvel, assinale a opção correta.

A) Se um condômino ocupar área comum, como se sua fosse, e sem qualquer opo-sição, a duradoura inércia do condomínio, aliada ao prazo legal, poderá provocar a usucapião.

B) Diferentemente do que ocorre com a usucapião ordinária, o prazo para a aquisi-ção de propriedade por usucapião extraordinária é igual ao prazo para a posse sim-ples e qualificada.

C) O justo título que enseja a aquisição da propriedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com